se eu utilizar tuplas em um loop e nesse mesmo loop mudar minha tupla para lista, pode haver um conflito nessa mudança e acabar retornando um erro após o loop começar novamente.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
se eu utilizar tuplas em um loop e nesse mesmo loop mudar minha tupla para lista, pode haver um conflito nessa mudança e acabar retornando um erro após o loop começar novamente.
Olá Leonardo, como você está?
Acredito que você tenha pensado em um código similar ao apresentado abaixo:
quantidade_de_vezes_do_loop = 3
contador = 0
while contador < quantidade_de_vezes_do_loop:
print("Início do Loop")
nomes = ("Nico", "Douglas", "Flavio", "Daniel")
nomes = list(nomes)
nomes.append("Fabio")
print(nomes)
contador = contador + 1Resultado:
Início do Loop
['Nico', 'Douglas', 'Flavio', 'Daniel', 'Fabio']
Início do Loop
['Nico', 'Douglas', 'Flavio', 'Daniel', 'Fabio']
Início do Loop
['Nico', 'Douglas', 'Flavio', 'Daniel', 'Fabio']Neste cenário, não teremos nenhum erro sendo gerado, o Python conseguirá fazer a substituição da variável nome que inicialmente era uma tupla e transformá-la para lista. Mas é importante reforçar que, quando trabalhamos com dados que irão sofrer algum tipo de modificação, devemos trabalhar com listas, dicionários, ou conjuntos.
Caso queira saber mais sobre dados mutáveis e imutáveis, recomendo a leitura do artigo:
Coloco-me à disposição em caso de mais dúvidas.
Abraços e bons estudos.