Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Usar o ArgoCD num caso real

Boa tarde.

No meu local de trabalho temos várias pequenas aplicaçoes e aplicaçoes maiores. Para diminuir a curva de aprendizagem do ArgoCD penso sugerir a utilizaçao dele no ambiente de homologação. Neste ambiente, as aplicaçoes menores, são atualizadas, geralmente, pela aplicaçao de scripts de banco de dados, pela alteração de arquivos de configuraçao do Kubernetes, como configmaps, e secrets, além das imagens nos deployments. O Processo manual que fazemos é :

1. Baixa a aplicaçao
  2. Roda os scripts de banco da atualizaçao
  3. Sobre a aplicaçao com os arquivos YAMLS modificados.

Como endereçar estes passos acima no ArgoCD ??

2 respostas

Boa tarde, Cleverson! Tudo bem?

É ótimo ver que você está pensando em implementar o ArgoCD para automatizar o deploy das suas aplicações.

Vamos ver como você pode endereçar os passos que mencionou utilizando o ArgoCD:

1. Baixar a aplicação: No ArgoCD, você pode configurar um repositório Git onde o código da sua aplicação e os manifestos do Kubernetes estão armazenados. O ArgoCD irá monitorar esse repositório e automaticamente aplicar as alterações no seu cluster quando houver um novo commit.

2. Rodar os scripts de banco da atualização: Para executar scripts de banco de dados, uma abordagem comum é incluir esses scripts em um contêiner que é executado como um Job no Kubernetes. Você pode criar um manifesto YAML para esse Job e incluí-lo no seu repositório. O ArgoCD irá aplicar esse manifesto automaticamente quando detectar mudanças.

3. Subir a aplicação com os arquivos YAML modificados: No ArgoCD, você pode definir aplicações que são compostas por vários manifestos YAML, incluindo ConfigMaps, Secrets e Deployments. Quando você faz alterações nesses arquivos no seu repositório, o ArgoCD irá sincronizar essas mudanças com o cluster, atualizando as aplicações conforme necessário.

Um exemplo prático seria ter um repositório Git com pastas para cada aplicação, contendo seus respectivos manifestos. O ArgoCD pode ser configurado para monitorar essas pastas e aplicar as mudanças automaticamente sempre que houver uma atualização.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Oi Daniel,

Mas tipo, seguindo os passos que citei, no passo1 "baixar a aplicaçao" eu nao entendi como isso é feito uma vez que o ArgoCD está monitorando o repositório Git. Eu até fiz uma experiencia. Eu fui no prompt e na pasta dos manifestos YAML eu fiz: "kubectl delete -f ." Após isso, o ArgoCD reaplicou tudo novamente subindo a aplicaçao. Como baixar a aplicaçao neste caso especifico ??