1
resposta

Usar Agile em projetos de Engenharia

Olá! Sou da área de Engenharia Civil e trabalho com obras públicas de Infraestrutura. Interessou me muito o modelo Agile, pois na Engenharia o modelo Waterfall não acontece sempre sem modificações durante seu processo executivo. A própria Lei de Licitações prevê alterações no montante de até 25% em projetos e dependendo da qualidade do projeto executado precisamos mudar os conceitos a cada fase. Nem sempre conseguimos manter o que foi projetado de forma intocável, principalmente em obras de infraestrutura onde lidamos com eventos inesperados, sejam climáticos, coisas enterradas que não foram identificadas durante a fase de projeto ou até problemas administrativos com as construtoras. Estou ansioso por conhecer esse novo modelo e tentar aplicá-lo em minhas atividades como gestor de projetos.

1 resposta

No livro "Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo" Jeff Sutherland dá um exemplo de como o Scrum pode ser utilizado em uma obra, numa reforma na verdade. O Scrum deve ser aplicado em problemas complexos, onde a mudança é certa. Alguns projetos de engenharia não tem essa característica. Assim outras abordagens, como o Kanban, são mais indicadas do que o Scrum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software