9
respostas

Usando o Macbook

Vou iniciar o curso de Linux do básico(sou leigo) como sou usuário Mac instalei o Ubunto em uma VM(me foi recomendado assim) gostaria de saber se tem uma forma de configurar o teclado do Macbook Pro no ambiente Ubunto ou Linux pois sempre me deparo com esse problema sempre que vou tentar iniciar algo fora do ambiente Mac, caso alguem possa me ajudar ficarei agradecido.

9 respostas

Oi Jackson Vamos configurar, execute no terminal:

echo options hid_apple fnmode=2 | sudo tee -a /etc/modprobe.d/hid_apple.conf

Ou adicione (crie, se precisar) a configuração do fnmode=2 no /etc/modprobe.d/hid_apple.conf.

Agora é só fazer seu novo arquivo de configuração ser carregado:

sudo update-initramfs -u -k all

Espero ter ajudado e bons estudos.

Olá Maison, obrigado pela dica. Segui os passos mas ainda tenho um problema, o teclado, não consigo digitar barra e mais alguns caracteres pois o teclado do Mac não reconhece, tentei copiar e colar e essa função não está habilitada, então de momento ainda continuo com o mesmo problema. Grato.

Oi Jackson, qual o programa que você utilizou pra criar a máquina virtual linux ? Neste programa não tem a opção de configurar o teclado para ABNT2 ou um padrão com caracteres especiais como ç, ou mesmo durante a instalação do ubuntu, além dessas duas opções é provável que dentro do ubuntu tenha um teclado virtual ou um mapa de caracteres onde vc pode visualizar um teclado completo. Outra coisa veja esse tutorial de https://blogdosuperapple.com.br/teclado-do-mac/ e veja se te ajuda de alguma forma.Estou considerando esse [teclado]

Maison mais uma vez agradeço a vossa boa vontade em ajudar. Tenho uma VM da Oraclo, mas assim desisti desse curso e dos demais da Alura pois um simples motivo "Todas as vezes que precisei de algo nunca consegui resolver o meu problema dentro da plataforma" quando me foi apresentado a Alura eu via como uma plataforma de ensino para leigos (no meu caso) e pessoas com conhecimento avançado, todas as propagandas que ouvi entoavam essas duas questões, ai me pergunto para que continuar pagando algo que não me resolve nada? Sendo que já comprei cursos na Udemy e tive um melhor atendimento que aqui. Os outros cursos que faço aqui na plataforma que não sejam de cunho tecnológico tudo bem agora já tentei nessa área e não consigo uma ajuda para nem um problema. Tentei iniciar um curso de Mongodb não consegui instalar fui para a forúm me mandaram um video que não adiantou em nada pedi ajuda para um amigo ai resolvi o problema rapidamente pois no forum veem sempre com termos muito tecnicos que não contemplam a minha leiguice. Por fim agradeço a vossa tentativa de ajuda e caso alguém da Alura leia esse meu relato informo que esse é o primeiro e ultimo ano que assino a plataforma sendo que tenho mais quatro amigos que já tiveram os mesmos problemas do que eu. Grato.

Oi Jackson,

Tbm sou usuário MAC, tbm uso VirtualBox 5 da Oracle e tenho uma VM Ubuntu Server 16.04 instalado.

No meu caso o Ubuntu veio configurado em PT mas bastou alterar a idioma no menu do Ubuntu para Ingles:

idioma-ubuntu

abs, Nico

Bom dia Nico, primeiramente grato pela vossa atenção. Vou descrever mais uma vez e detalhado qual é o meu problema(pela ultima vez). Comprei o meu Mac em Lisboa(PT) quanto mudar o idioma do teclado não é o problema a questão é que a forma do meu teclado fisico do Mac é formato de Portugal e quando tento digitar no terminal do Ubunto(o código que me foi passado) echo options hid_apple fnmode=2 | sudo tee -a /etc/modprobe.d/hid_apple.conf eu não consigo pois o teclado não é o mesmo, tentei copiar e colar mas essa função não está habilitada e não faço ideia de como habilitar, tenho uma VM com o Windows e nela habilitei a função copiar e colar mas nessa com Ubunto não funciona. Ou seja: gostaria de saber como habilitar essa função e se esse código que me foi passado para habilitar o meu teclado de Portugues(Portugal) para que eu possa seguir os estudos caso contrario agradeço a atenção e como falei antes vou continuar alguns cursos na plataforma até fechar o ano de contrato e não renovarei pois no meu ponto de vista o suporte a leigos como eu não atende as minhas necessidades e fico sem poder dar termino a determinados cursos. Grato pela atenção.

Entendi sim e o mesmo acontece comigo pois o teclado do meu mac é americano. Ou seja, no inicio as caracteres são todas bagunçadas no terminal do Ubuntu, mas ao mudar a idioma eu consigo usar o teclado americano no Ubuntu.

abs

Amigo, o meu teclado não é Americano "É PORTUGUÊS DE PORTUGAL" mas muito obrigado pela resposta, de momento ainda não me ajudou, como já falei desisti de procurar e esperar alguma ajuda aqui na plataforma, vou continuar os outros cursos e esquecer desse fórum. Mais uma vez grato pelo pela atenção

Oi Jackson, eu entendi desde inicio o seu problema e tentei ajudar, apenas isso. eu tbm me chateio quando não funciona de inicio, mas me esforço para melhorar.

Ao meu ver a questao não é o seu teclado ser de Portugal/USA/Alemanha. A questão é configurar ele corretamente no Ubuntu nesse menu que falei (no botao "Configurações de entrada de texto").

abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software