Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Usando o a.

Quando o Professor vai dar exemplos usando a.nomedatable ou b.nome da tabela...

No curso um o professor não utilizou essas nomenclaturas para fazer busca entre duas tabelas. teria como explicar melhor ?

6 respostas

Olá Rafael, boa tarde!

Ainda não sou aluno deste curso mas sou um entusiasta em SQL. Um exemplo seria:

Tabela: Matriz (id_matriz, nome, cnpj, cidade) Tabela: Filial (id_filial, nome, cidade)

Supondo as duas tabelas acima, e que o atributo 'cidade' seja representado por um número, teremos:

SELECT m.id_matriz, m.nome, f.id_filial, f.nome, f.cidade

FROM matriz m

JOIN filial f USING (cidade)

Espero ter ajudado!

Isso é chamado de alias, que é um apelido que é atribuído a tabela.

Perceba na resposta acima que as tabelas Matriz e Filial tem um campo com mesmo nome (cidade). Na hora de fazer a consulta e adicionar o campo cidade, sem o alias ele não saberia de qual tabela você quer o resultado.

Isso não seria necessário se os campos da tabela tivessem nomes únicos (por exemplo, se os campos tivessem um prefixo antes do nome).

Como ficaria Esse exemplo com a busca a baixo:

Select observacoes, valor, nome from compras join compradores on compras.comprador_id = compradores_id;

Lembrando que os campos, valor e observações es estão apenas na tabela compras e o campo nome está apenas na tabela compradores.

solução!

Atribuindo o apelido 'c' a tabela compras e 'cp' a tabela compradores temos:

Select c.observacoes, c.valor, cp.nome
From compras c 
Join compradores cp
On c.comprador_id = cp.conpradores_id

Excelente!!! Muito obrigado!

"Ah, agora eu entendi, agora eu saquei, agora todas peças se encaixaram!" by: Bender.

Eu que agradeço! Sou fã do Bender hehe

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software