Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Usando máquina no EC2

Olá, Estou fazendo o curso de AWS e como minha máquina já não tem espaço de disco, criei uma máquina no EC2 e conectei via SSH para acompanhar o curso. Estou com dificuldades para criar e editar os arquivos a partir do gedit. Quando dou o comando para criar o arquivo (gedit dorme), retorna a seguinte mensagem: ubuntu@ip-172-31-8-119:~$ gedit dorme Unable to init server: Could not connect: Connection refused (gedit:2825): Gtk-WARNING **: 12:18:10.092: cannot open display: Já editei os grupos de segurança para permitir conexão via SSH, HTTP e HTTPS (portas 22, 80 e 443). Usando essas permissões, também não consegui conectar via navegador usando o IP e o DNS públicos. Como estou usando Mac OS, usei o Terminal até agora para acompanhar o curso, mas nesse ponto, não deu para aproveitar muito. Podem ajudar a usar a máquina no EC2, por favor? Neste caso, como abriria o arquivo para edição usando a conexão SSH (via Terminal)? Uso o vi? Obrigado desde já. PS. A máquina que criei no EC2 é a ubuntu-bionic-18.04-amd64-server-20201026

4 respostas

Olá, Leandro. Tudo bem?

Você poderia me dizer por que motivo o espaço em disco está te atrapalhando em seguir o curso de AWS?

Sobre o editor de texto, eu recomendo fortemente usar os que não possuem interface gráfica, tipo o Nano ou Vim. Eles estão presentes em quase todas as distribuições Linux por padrão e acredito ser um ganho muito grande você estar acostumado com eles, ainda mais se quiser poder agir em qualquer ambiente em infraestrutura.

Mas se ainda assim você quiser, a própria AWS tem um guia para usar interfaces gráficas no EC2, nas imagens Amazon-Linux, acredito que o conhecimento dele pode ser útil para fazer o mesmo com outras distribuições: https://aws.amazon.com/premiumsupport/knowledge-center/ec2-linux-2-install-gui/

Espero ter ajudado.

Oi Vitor, Obrigado pelo retorno. Acho que não me expressei direito... meu notebook está com o disco cheio e não consigo instalar máquina virtual nele. Como estou fazendo o curso da AWS e já aprendi a conectar numa máquina EC2 pelo terminal, gostaria de usar essa máquina na nuvem para fazer este curso Linux. Dessa maneira não precisaria instalar nada no meu notebook. A respeito do editor de texto, minha preferência é pelo terminal mesmo, só perguntei de interface gráfica porque no vídeo, o professor ensina usando o editor dessa maneira. Eu, particularmente, preferiria editar os arquivos direto no terminal mesmo. Sendo assim, como criar um arquivo na máquina EC2 (superando essa mensagem de erro), conseguir encontrá-lo e editá-lo a partir do terminal do meu notebook, tudo por conexão SSH?

solução!

Oi, Leandro.

Entendi a questão do uso da AWS para fazer o curso. Mas não entendi o que está te impedindo de criar e editar os arquivos no EC2. Como você disse que está fazendo o curso de AWS e aprendeu a conectar ao terminal de máquina remota, o que está te impedindo de criar e editar arquivos?

Para se conectar à máquina por SSH, basta fazer exatamente como o instrutor do curso de AWS mostra. Estando no terminal da máquina, basta criar os arquivo com touch nome-do-arquivo, por exemplo, e abrir com o editor de texto depois. Acho que o editor nano já vem instalado. Basta executar nano nome-do-arquivo para começar a editar.

Se eu não tiver conseguido sanar sua dúvida, é só dizer.

Fala Vitor!

Consegui entrar no editor que você comentou. Deu certo. Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software