Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Usando git revert e conflito

Oi! Estou trabalhando num arquivo de nome "f2.txt".

O arquivo contém 4 linhas, como isso:

l1
l2
l3
l4

Cada linha adicionada tem um commit.

Se eu quiser, reverter o terceiro commit ("l3"), eu recebo um conflito.

Mesmo trabalhando com linhas e commits diferentes eu recebo um conflito. Porquê?

Como devo proceder, o que acontence? Obrigado

3 respostas

Oi Marcelo, a documentação do rever não fala nada sobre casos com conflito e sem conflito.

No geral, até onde sei, cada conflito é resolvido com um novo commit, quando você revert isso, você volta pro status de projeto com conflito, então precisaria resolver ele de novo antes de prosseguir.

Gostaria de saber, como trabalhando em linhas diferentes (um commit pra cada linha) , eu ainda recebo conflito?

O que acontece? Como proceder?

solução!

Oi Marcelo, os casos onde você pode ter conflito são os mais diversos.

Não recomendo fazer commits linha a linha. Há várias estratégias de como trabalhar com Git. Uma delas é criar branches para cada feature (funcionalidade) do projeto, fazendo merges na master quando a funcionalidade é finalizada.

Você ainda pode ter conflitos aqui sim, mas ele são mais raros já que tudo está sendo feito em branches diferentes. Nessa estratégia, você nunca fará nada direto na master.

Há uma recomendação geral que é de fazer commits pequenos, mas pequenos quanto? AI depende muito do projeto. Pode ser ao escrever um trecho de código razoável, uma pequena função, etc.

Você não vai conseguir fugir dos conflitos, uma hora ou outra você vai ter coisas assim. A solução é simples: corrigir o conflito e fazer o commit da mudança.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software