Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Usando docker toolbox ou docker playground

Estou usando o docker toolbox com a VM default que ele cria. Não consigo acesso as páginas do projeto. Qual IP devo colocar no arquivo bancodedados.php? Acredito que os containers estejam numa rede isolada do virtualbox. Teria como me ajudar nisso?

Tentei também pela página docker playground, porém não consigo carregar os textos e imagens para os artigos criados (aparece somente o título do artigo).

O restante do curso poderá ser feito usando docker toolbox ou docker playground (https://labs.play-with-docker.com/)?

Obrigado, Marcos.

5 respostas

Olá Marcos, tudo bem? Bem, não vai fazer nenhuma diferença você utilizar o Docker ToolBox ou Docker Playground, já que nessa primeira aula o professor apenas sobre os containers para exibir como a aplicação está funcionando atualmente e também mostrar o objetivo do curso, que é substituir esses containers isolados usando Kubernetes, então se você não conseguir executar os containers usando o Docker ToolBox não terá maiores problemas durante o curso. Porém, os containers subiram normalmente? Se sim, você pode executar o comando:

docker ps

Para verificar a lista de containers e depois executar o comando:

docker inspect <id-do-container>

Onde o "id-do-container" é o ID de um container, no caso deverá ser retornado todos os containers em execução (no comando docker ps) você pode executar esse comando (docker inspect ) para cada um dos containers que forem exibidos pelo comando docker ps e assim descobrir o IP de cada um na seção NETWORK do inspect.

Espero ter ajudado!

Boa tarde Jonilson,

Obrigado pela resposta.

Fiz uma nova tentativa no docker toolbox.

Os 3 containers estão em execução:

0.0.0.0:8587->80/tcp container-kube

0.0.0.0:8588->80/tcp container-kube-noticias

0.0.0.0:3306->3306/tcp, 33060/tcp banco_mysql

No arquivo bancodedados.php coloquei o ip do container banco_mysql (mostrado no comando docker inspect conforme você comentou).

Tudo parece rodar ok.

No browser de minha máquina windows (host) não tenho acesso aos ips dos containers criados pelo docker toolbox dentro da VM (hospedeira no virtualbox).

Obrigado! Marcos.

solução!

Entendo Marcos, realmente usando o Docker ToolBox vamos encontrar algumas dificuldades, porém qual o IP que está acessando pelo browser? É o endereço http://192.168.99.100:<porta> ? Por que esse IP 192.168.99.100 é o IP padrão da máquina virtual Linux. Tenta com esse IP e fala pra gente se funcionou!

Boa tarde Jonilson,

Funcionou com este ip, que é da VM default. Agora faz sentido. Eu estava tentando com o ip da rede do docker 172.0.0.0

Porém após cadastrar um novo artigo na página web, ao clicar no link artigos (em cima lado esquerdo) ele não localiza a url. Este erro me parece ser do projeto da página, e não algo que interfira no curso em si. OBS: Este mesmo comportamento ocorre usando o docker playground.

Vou prosseguir assim mesmo para próxima aula. Muito Obrigado.

Que legal que conseguiu marcos, você poderia marcar esse tópico como solucionado, assim caso alguém tenha o mesmo problema que você poderá encontrar a solução facilmente aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software