Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Usagem de outras bibliotecas em ASP.NET Views

Oi, vendo o video desta secao do curso, fiquei curioso sobre a implementacao de outras bibliotecas de components/UI/Ajax para melhorar a funcionabilidade de minhas paginas web. Por exemplo, olhei documentacao sobre implementacao de jQueryUI e PrimeUI, mas nao consegui entender como implementar-los. Pelo o que eu entendi sobre estas outras bibliotecas, tem mais coisas ao que fazer para ter esses componentes funcionando... Alguem poderia me explicar como que funciona a implementacao?

1 resposta
solução!

Oi Luke, tudo bom?

Tanto o PrimeUI quanto o JqueryUI são bibliotecas javascript. Portanto, para integrar qualquer um dos dois com o back-end temos duas opções:

A primeira é injetar dados dinâmicos a partir de um controller em uma tag script direto na página do razor(cshtml) e, nessa página, importar os scripts e estilos das bibliotecas chamando as funções necessárias para instanciar os plugins na tela (jeito feio)

A segunda é isolar os códigos de instanciação dos plugins em um arquivo javascript, realizando as chamadas Ajax necessárias para obter os dados dinâmicos.

De uma forma ou de outra, você vai precisar de bastante javascript além do conhecimento de DotNet. Se javascript não for muito seu ponto forte, da uma olhada nas carreiras aqui na alura elas vão desdo comecinho até o avançado.

Toda a documentação de como inicializar os plugins você encontra exemplos na documentação/demos tanto do JqueryUI quanto do PrimeUI

Abraço!