Texto proposto (para ser corrigido) Título: O que é um briefing? 03 dicas fundamentais para fazer um briefing! Subtítulo: entenda o que é um briefing e quais informações ajudam na hora de montar um projeto!
Em qualquer processo de criação, a equipe precisa se organizar para que tudo saia de acordo com o previsto. O empenho para entrega, em todas as etapas, é o mesmo e demanda suas próprias ferramentas. Existe um documento aplicado logo na etapa inicial, importantíssimo para o projeto: o briefing!
"Briefing'' é uma palavra que é muito utilizada no ramo do Design, da Publicidade e do Marketing, sendo um documento feito no início de todo projeto para descobrir o que o cliente deseja, qual o orçamento disponível e o prazo de entrega. Além de informações mais técnicas, lá estará sobre quem é a empresa contratante do serviço, qual o ramo em que atua, sua história e outros detalhes importantes.
Por conter informações valiosas cujo uso irá definir todo o escopo do projeto, o briefing deve receber uma atenção cautelosa e especial. Por essa razão, a Alura Publicidades deixará três dicas essenciais para realizar uma boa entrevista:
Dedique um tempo para entrevista
Ao definir o rumo do projeto, será preciso ter um tempo 100% dedicado para a construção deste briefing. Assim, fazer uma entrevista com o cliente é o ideal!
Para otimizar o tempo o máximo possível, já tenha um roteiro de perguntas em mãos. Assim, você obterá todas as informações principais, e conseguirá se organizar para caso surgir algum questionamento fora do planejado.
Conheça melhor a sua empresa e as concorrentes Ao levantar dados sobre as perguntas para a entrevista, considere perguntar sobre a história da empresa, valores e metas. Essa ação te ajudará tanto a estruturar melhor o projeto, quanto a montar um perfil mais consistente.
Além disso, é importante saber quais são os concorrentes da empresa. Procure entender quais serviços são oferecidos e faça uma comparação com o que o seu cliente se propõe a oferecer, pois conhecendo o que já existe, novas ideias surgem.
Conheça o público-alvo Compreenda que o projeto não está sendo feito para você ou para o cliente: está sendo desenvolvido para outras pessoas. Pensando nesse fator, elabore questões que façam a empresa dizer qual grupo de pessoas será seu foco. Saber essas informações ajudará a moldar melhor o produto final e os resultados futuros.
Com essas dicas, é possível desenvolver um briefing bem caprichado e funcional para realizar um trabalho responsável! E é exatamente como a Alura Publicidades trabalha: procuramos conhecer as necessidades do cliente e do público, tudo para o sucesso do seu projeto!
Gostou de conhecer um pouco de nosso trabalho? Estamos aqui para ouvir o que você quer saber! Entre em contato conosco hoje mesmo e faça seu orçamento!