Entendendo o código JavaScript
Toda linguagem tem suas regras e com programação não é diferente. Chamamos essas regras de sintaxe. A sintaxe define como escrevemos os comandos para que o JavaScript consiga entender e executar o código. É como escrever uma frase para que alguém compreenda o que você está dizendo. Por exemplo, em, uma frase como: "comprar pão eu vou" é compreensível, mas soa estranha.
No JavaScript, a ordem, os símbolos e até a pontuação são importantes. Um pequeno erro como esquecer de fechar chaves, ou trocar uma aspa por outra pode fazer o código parar de funcionar. E está tudo certo, você vai errar algumas vezes no começo, e tudo bem.
Variáveis, alert e prompt
Variáveis são espaços na memória onde guardamos informações que queremos usar mais tarde. Podemos guardar textos, números, valores calculados ou até respostas que o usuário digita. Você pode imaginar uma variável como um baú com etiqueta: dentro dele você guarda algo, e na etiqueta você escreve um nome para lembrar o que tem lá dentro. Por exemplo, você pode ter um baú com a etiqueta nome
, e dentro dele guardar o valor "Ana"
. Mais tarde, se precisar desse nome, basta olhar no baú nome
e pegar o que está lá dentro.
A forma mais comum de criar uma variável em JavaScript é usando a palavra let
, seguida do nome da variável, o sinal de igual (=
) e o valor que queremos guardar. Assim:
// Guarda o nome de uma pessoa
let nome = "Ana";
// Guarda a idade
let idade = 25;
// Guarda um valor de saldo
let saldoDisponivel = 1000;
Toda variável tem:
- Um nome (como
nome
, idade
) - Um sinal de igual (=), que faz a atribuição
- Um valor (como
"Ana"
ou 25
)
É através de uma variável que podemos exibir um valor na tela, fazer contas, tomar decisões ou controlar o fluxo do programa. E já que falamos em exibir algo na tela, deixa eu te apresentar uma função muito comum no JavaScript: a função alert()
. Ela serve para mostrar uma mensagem na tela, em forma de uma pequena janela de aviso. É uma forma de visualizar se o código está funcionando.
Vamos testar juntos?
- No Visual Studio Code, abra o arquivo
app.js
. - Apague qualquer linha que esteja lá.
- Escreva o seguinte comando:
alert("Estou aprendendo JavaScript");
- Salve o arquivo (
Ctrl + S
). - Volte ao navegador onde o
index.html
está aberto. - Recarregue a página (
F5
ou botão de atualizar). Se tudo deu certo, você verá uma mensagem sendo exibida na tela. Estamos evoluindo!
Agora que já sabemos guardar e exibir dados, vamos aprender a coletar informações do usuário. Para isso, usamos o comando prompt()
. Ele mostra uma caixinha no navegador e espera a pessoa digitar alguma coisa. Exemplo:
// Pede o nome da pessoa e guarda na variável
let nomeUsuario = prompt("Digite seu nome");
// Pede a idade da pessoa e guarda na variável
let idadeUsuario = prompt("Digite sua idade");
Estruturas de decisão
Vamos voltar lá atrás, no exemplo do sanduíche… Antes de começar, você precisa verificar se tem pão. Se tiver pão, você faz o sanduíche. Se não tiver, você talvez opte por fazer outra coisa, como um miojo. Perceba: você está tomando uma decisão com base em uma condição. Em programação, usamos o if
(se) e o else
(senão) justamente para isso: verificar condições e executar diferentes ações dependendo do resultado. Vamos ver isso no código:
let temPao = prompt("Você tem pão em casa? Responda com sim ou não");
if (temPao === "sim") {
alert("Fazer sanduíche");
} else {
alert("Fazer miojo");
}
Nesse exemplo:
- Usamos
prompt()
para perguntar algo à pessoa usuária. - A resposta é armazenada na variável
temPao
. - O
if
verifica se a resposta foi "sim"
. O ===
é um operador de comparação. Ele serve para verificar se dois valores são iguais. - Se for, mostramos uma mensagem. Caso contrário, mostramos outra com o
else
.
Esse tipo de estrutura será muito comum a partir de agora. Ela permite que seu código reaja a diferentes situações, como idade, saldo, escolha do usuário, entre outros.
Você já se sente mais preparado para encarar os exercícios? No próximo e último bloco, vamos resolvê-los juntos.