1
resposta

Upload de Imagem para o MongoDB

Pessoal, uma dúvida...

Colocar a imagem em base64 para dentro do Mongo, imagens pequenas, tem alguma problema? é trivial? Qual a experiência de vocês sobre o assunto. Vejo muitos relatos de colegas diversos sugerindo e defendendo guardar apenas o path da imagem e subir a imagem para uma pasta. mas queria ter a opinião aqui de vocês.

Estou perguntado isso, porque estamos num problema usando o Loopback da StrongLoop para gerenciar API's que se comunicam direto com o MongoDB, entretanto depois que passamos a guardar imagens dentro do Mongo (em formato base64) a performance ficou super, ultra degradante... então inicialmente pensamos ter um problema, mas construímos outra API através do Express e não do Loopback, e funcionou de boa com as imagens dentro do MongoDB, ou seja, não teve problema de performance.

Alguém já se deparou com estes problemas?

Obrigado.

1 resposta

Oi Márcio, justo, guardar imagens dentro do Mongo ou mesmo de qualquer outro banco não é uma estratégia interessante por que aumenta de forma exponencial o payload das transações.

Não só o banco precisa retornar muito mais dados como a requisição também precisa trafegar muito mais coisa.

Em grandes sistemas, fica ainda mais complexa a questão.

Você também perde a vantagem do navegador fazer a requisição em paralelo ao baixar as imagens em um JSON só.

Faz sentido pra você?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software