Boa noite. Toda vez que eu abro o meu notebook no Google Colab, preciso realizar novamente o upload dos arquivos. Existe uma forma automatica para realizá-lo?
Ainda, existe alguma maneira automática de dar run cell em todas as linhas?
Boa noite. Toda vez que eu abro o meu notebook no Google Colab, preciso realizar novamente o upload dos arquivos. Existe uma forma automatica para realizá-lo?
Ainda, existe alguma maneira automática de dar run cell em todas as linhas?
Boa noite Lucas,
Infelizmente não dá pra você deixar os arquivos já prontos no Colab, mas existem alternativas. Sobre a parte de executar automaticamente eu vou no menu e seleciono a opção Runtime -> Restart and run all...
sempre que abro o notebook.
Você pode colocar os arquivos no Google drive e utilizar um pequeno código para importar os arquivos quando necessário. Nos meus testes sempre tive que acessar o drive para pegar uma chave e colar no Colab para importar os arquivos, repetindo sempre que eu abro o Colab novamente, por isso recomendo a próxima opção.
Se você tiver uma conta no git pode colocar os arquivos lá e acessar no Colab por um link, sem precisar mais fazer upload toda vez. O legal é que em muitos cursos os arquivos já estão no Github, então é só achar o link correto. Tem que abrir o arquivo no Github e então selecionar a opção raw
, assim você consegue um link como o abaixo:
E você pode colocar esse link diretamente no read_csv
:
# Como está na aula
notas = pd.read_csv("ratings.csv")
# Utilizando o arquivo online
notas = pd.read_csv("https://raw.githubusercontent.com/alura-cursos/introducao-a-data-science/aula0/aula0/ml-latest-small/ratings.csv")
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!