1
resposta

Upload dados

Boa tarde, estou tendo problema no google colab e não consegui achar na internet nada que aponte o que está ocorrendo. Já faz um tempo q toda vez que tento carregar o arquivo no colab (dados.csv) do modo que é ensinado em aula através do ícone arquivos, ele começa a carregar o arquivo (círculo laranja) por um tempo e depois simplesmente para (forma um círculo vermelho). Estou utilizando o código:

from google.colab import files
uploaded = files.upload()

O problema é que no decorrer do curso há momentos em que é necessário reiniciar o ambiente e executar tudo, pelo método da aula é bem mais rápido já q eu não tenho que subir todo o notebook para escolher novamente o arquivo.... Alguém sabe o que poderia ser? Já tentei baixar o arquivo novamente e tentei subir outros arquivos (todos são dados.csv da aula mas de diferente fontes/ cursos/extras)

1 resposta

Oii Marcel, tudo bem por aí?

Um possível motivo para isso estar acontecendo quando você tenta carregar um arquivo no Google Colab, pode ser devido ao armazenamento do seu Google Drive estar muito cheio.

Para conferir isso, você pode acessar o Google Drive que você utiliza para salvar seus notebooks e, olhar na barra lateral esquerda, na parte denominada "Armazenamento" a quantidade de espaço que você ainda tem disponível, por exemplo:

Imagem com fundo branco representando a barra de armazenamento do drive. Nessa imagem temos o desenho de uma nuvem com a palavra Armazenamento na frente e logo embaixo uma barra parcialmente colorida de azul representando o quanto de memória está sendo utilizada no drive

Caso você esteja com pouco espaço sobrando, é importante que tente liberar um pouco para conseguir resolver esse problema do Google Colab.

Outra alternativa para resolver esse problema, é subir as bases de dados que você deseja importar para o GitHub. Uma vez que essa base está no GitHub, você pode copiar o link que será gerado e fazer a importação por meio dele, sem a necessidade de fazer upload dos dados para o Colab.

Caso você queira seguir por esse caminho, temos um alura+ que ensina como importar arquivos que estão no GitHub para o Colab. Vou deixar o link dele aqui:

Espero que isso te ajude. Qualquer dúvida estou à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!