Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Unificação e Unidade

Olá, como posso diferenciar Unidade de Unificação nos princípios de Gestalt?

2 respostas
solução!

Fala Denis tudo bom?

Vou tentar te explicar usando uma pizza como exemplo.

• Podemos descrever a Unidade como: "toda forma é uma unidade, seja ela única ou composta de outras formas juntas". Os ingredientes de uma pizza são uma unidade, cada um deles.

Por exemplo, uma fatia de tomate. Essa fatia é composta pelo fruto, aquela geleca que fica no meio e as sementes. Mesmo sendo composta de 3 partes diferentes, a rodela ainda é um tomate e é uma unidade. Outro exemplo, uma folha de orégano. Uma única folhinha de orégano é uma unidade, um punhado de orégano todo junto também é uma unidade.

• Agora a Unificação podemos descrever como: "Um agrupamento, uma junção de elementos para gerar novas formas e/ou sentidos". Uma pizza é uma unificação.

Você vai pegar várias unidades que sozinhas não significam nada além de si próprias (tomate, queijo, massa e orégano) e juntar tudo para formar uma outra forma mais complexa, a pizza.

Espero que eu tenha ajudado com esse exemplo maluco hahaha.

Bom dia Luiz! Agradeço pela ótima explicação que, além de sanar minha dúvida, me deu fome hahaha. Muito obrigado!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software