1
resposta

Uncaught ReferenceError: collideRectCircle is not defined (sketch: line 81)

Na primeira aula:

Jogos clássicos parte 1: Iniciando no Javascript com Pong

O código abaixo apresenta o erro "Uncaught ReferenceError: collideRectCircle is not defined (sketch: line 81)".

Acredito que a função collideRectCircle tenha mudado.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 3;
let velocidadeYBolinha = 3;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;



function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    movimentaBolinha();
    verificaColisaoBorda();
    mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
    movimentaRaqueteOponente();
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    movimentaMinhaRaquete();
    verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
    verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);




}

function mostraRaquete(x, y) {
    rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function mostraBolinha() {
    circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    //yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
    if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }

}


function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}



function verificaColisaoRaquete(x, y) {
    colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu){
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}



function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
1 resposta

Oi Wagner, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder!

O erro que você comentou pode estar associado a importação da biblioteca de colisão do p5.js.

Para conseguir solucionar o problema, seguem os passos para utilizar a biblioteca:

Inicialmente exploramos a aba Reference, que encontramos no submenu Help, que está na parte superior direita do p5.js.

recorte de captura de tela. No menu help, a opção reference está destacada em rosa

Em seguida clique em Libraries

Recorte de captura de tela da aba reference do p5js. Ao lado esquerdo, dentre várias opções, a opção Libraries está destacada em vermelho.

Nessa parte do programa, há várias bibliotecas. Estas são um conjunto de códigos desenvolvidos por outras pessoas que podem ajudar a solucionar problemas, sem a biblioteca, teríamos mais trabalho e já que compartilhar conhecimento é extremamente importante , vamos aproveitar!

Procure a biblioteca p5.collide2D. e clique.

Recorte da captura de tela do editor p5.js, em que é mostrada a biblioteca “p5.collide2D.js”

Você será redirecionada para a página do GitHub em que o código está hospedado. Clique em code e em download zip

Recorte da captura de tela de um repositório do GitHub. O botão code foi selecionado. No submeno a opção download zip está destacada em vermelho. Ao fundo há uma lista de arquivos.

Lembre-se de descompactar os arquivos!

Agora, no p5, clique na setinha ao lado de sketch files e selecione a opção upload file:

Recorte da captura de tela do p5.js. Ao lado da opção "sketch file", há uma seta destacada em azul, indicando que foi clicada. A terceira opção, "upload file", está destacada em rosa.

Selecione o arquivo que acabamos de baixar, o p5.collide2D.js e clique em Open. Ele ficará do lado esquerdo do editor de texto, no mesmo lugar em que criamos novos arquivos e carregamos as imagens.

Para que o código da biblioteca possa ser compreendido dentro do projeto, vá até a pasta index.html e crie a seguinte linha de código, dentro da tag <body>.


<script src="p5.collide2d.js"></script>

Agora o código já está disponível para ser utilizado, e o próximo passo é criarmos uma função que detecta a colisão.

No arquivo sketch.js, crie a variável colisao = false e a função colisaoBiblioteca(x,y):

function colisaoBiblioteca(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

Perceba que estamos utilizando a função collideRectCircle(), que está na biblioteca que acabamos de trazer para nosso projeto. Lembre-se de chamar a função colisaoBiblioteca() dentro da função draw(), no arquivo Sketch.js. Caso mesmo com as dicas acima você não consiga corrigir esse erro, sugiro que você compartilhe o link do seu código para que eu possa entender melhor o problema.

Para compartilhar seu código do p5.js basta você estar logado na sua conta e dentro do seu projeto. Na opção File no lado superior esquerdo da tela, você irá clicar em Share e em seguida irá escolher o último link que redirecionará diretamente para os comandos criados.

Espero que dê tudo certo. Caso tenha outras dúvidas, estarei a disposição para te ajudar.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software