Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Unable to create an object of type 'FilmeContext'. For the different patterns supported at design time

Boa tarde Estou tendo esse erro ao tentar rodar o Add-Migration CriandoTabelaDeFilme:

Unable to create an object of type 'FilmeContext'. For the different patterns supported at design time, see https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=851728

Estou usando essas versao dos packages:

<PackageReference Include="Microsoft.EntityFrameworkCore" Version="6.0.1" />
<PackageReference Include="Microsoft.EntityFrameworkCore.SqlServer" Version="6.0.1" />
<PackageReference Include="Microsoft.EntityFrameworkCore.Tools" Version="6.0.1">
  <PrivateAssets>all</PrivateAssets>
  <IncludeAssets>runtime; build; native; contentfiles; analyzers; buildtransitive</IncludeAssets>
</PackageReference>
<PackageReference Include="MySql.EntityFrameworkCore" Version="5.0.8" />
<PackageReference Include="Swashbuckle.AspNetCore" Version="6.2.3" />

Conseguem me ajudar com alguma sugestão para conseguir rodar o Add-Migration CriandoTabelaDeFilme sem nenhum erro? Obrigado

10 respostas

Fala Rodrigo, beleza?

Voce está usando o dotnet 6 ?

Bom dia Marcos, estou com o mesmo problema utilizando o dotnet 6.

Fala Leonardo, bom dia!

Manda um print do projeto, pode ser um problema de compatibilidade de pacotes. eu consegui executar com a versão do dotnet 5, mas também precisei fazer um downgrade dos pacotes para versão 5.0.5

Ex:

Imagem do csproj

Era isso mesmo Marcos, incompatibilidade do dotnet 6. Peguei o projeto do git da Alura com o dotnet 5 e instalei as dependências nessas versões e funcionou! Obrigado!

Estou com o mesmo problema, mas fazendo o downgrade, esta me retornando erro de não conseguir iniciar o programa. O ssitema não pode encontrar o arquivo espeficicado.

Fala Paulo, beleza?

Manda um print do erro

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Você precisa remover a implementação do GlobalUsings, pois essa funcionalidade só está disponível para o dotnet 6. Depois de remover, execute o build do projeto e corrija qualquer erro gerado por essa modificação. Qualquer coisa vai mandando aqui e a gente vai corrigindo!

Como eu faço esse processo?

Ele cria um arquivo automaticamente com esses carinhas:

// global using global::Microsoft.AspNetCore.Builder; global using global::Microsoft.AspNetCore.Hosting; global using global::Microsoft.AspNetCore.Routing; global using global::Microsoft.Extensions.Configuration; global using global::Microsoft.Extensions.DependencyInjection; global using global::Microsoft.Extensions.Hosting; global using global::System.Collections.Generic; global using global::System.Linq;

Você está no discord da alura? Se quiser podemos fazer uma chamada para compartilhar a tela ou sobe seu código para o github que dou uma olhada e faço um passo a passo para te ajudar!