Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

UML - Posso usar diagrama dentro de outro diagrama?

Por exemplo,

Em uma determinada aplicação, estou desenhando um diagrama de "casos de uso", porém dentro do diagrama de "casos de uso", existe um caso de uso chamado (compra), mas dentro do caso de uso (compra), eu queria detalhar mais esse processo usando um diagrama de atividades, pra mostrar os processos de uma determinada compra. Pra detalhar ainda mais, queria usar o diagrama de estado para uma parte de pagamento, dentro do caso de uso (compra).

Dominio -> subdominio -> subdominio do subdominio :)

É possível? se for, como faço tudo em um documento, ou separo ?

Obrigado.

4 respostas

Boa noite Victor,

Neste caso eu sugiro que faça uma UC mesmo, mas para o UC em especifico você faça um diagrama de atividades em separado. Fica melhor mais limpo também.

Ps: Se for trabalho de faculdade, faça assim é ideal.

Amigo, muito obrigado por responder!

Amigo, então realmente quando estamos trabalhando em algum projeto que se usa uml, separaramos os diagramas néh isso? Muito obrigado.

solução!

Sim, fica mais claro e objetivo. Sempre que pensar como o fluxo funciona por baixo dos panos insira isso dentro da documentação ou em um diagrama de atividades.

Neste caso, quando encontrar isso você pode colocar isso na informação do caso de uso, caso tenha ela detalhada.

Por exemplo:

Nome: Remover Curso Atores: Administrador Descrição: Permite que administrador do sistema remova um curso cadastrado anteriormente.

Fluxo Principal: 1. São carregados todas os cursos cadastradas no sistema. 2. Após carregamento está disponível o botão para remoção. 3. Após o click é feito o delete do item no banco de dados. 4. Depois é feito carregamento dos itens via Ajax.

Fluxo Alternativo: 1.1. Não há nenhum curso cadastrado é mostrada a mensagem de aviso. 3.1. Erro na remoção do item selecionado, erro repassado para usuário.

Requisito não funcional: - “Atualização de dados contidos na tabela via ajax” – Requisito Funcional de Desempenho

Regra de negócio: - “Somente pode ser deletado um item que existe no banco de dados. ”

Só para ilustrar como fazer. Nesse caso o fluxo detalha como será feito o diagrama de atividades. :)

Perfeito amigo!

Muito obrigado pela ajuda.