1
resposta

UML - Diagrama de classes e casos de uso

Tenho essa atividade para fazer na faculdade e é a primeira vez que estou fazendo. Faço EAD então tenho que " aprender sozinho"...

Construí um diagrama mas não estou confiante...gostaria de sugestões para fazer corretamente.

Atividade Integradora - Unidade 03 Para aprofundar os conhecimentos, vamos construir:

A) um diagrama de classe e 

B) um diagrama de caso de uso, 

Que você já viu em disciplinas anteriores, de uma pequena aplicação para controle da distribuição de refeições/alimentação para instituições de ensino qualquer.

As funcionalidades mapeadas e que devem ser projetadas devem seguir os padrões SOLID, são:

Cadastro da instituição de ensino (campos: id, nome, endereço, email, telefone); Cadastro de pessoas que receberam as notificações das refeições (id, idInstituicao, nome, email, celular); Armazenar dados das refeições do dia, vinculando a instituição (id, idInstituicao, descricaoRef, dataCadastro, dataRefeicao. Notificar (pode ser via email, ou outras formas) os responsáveis ou interessados (todos que forem cadastrados para receber avisos) ao final de cada registro de alimentação. A notificação deve conter o seguinte texto: “Aviso da refeição do dia: aqui vai a descrição das refeições cadastradas na tabela refeição.”

Tecnologias envolvidas

Utilize o software de sua preferência para desenhar os diagramas e compartilhe uma imagem no padrão JPEG (verifique a imagem antes de postar)

Padrões

É obrigatório a utilização do padrão SOLID, mas será permitido outros padrões, conforme a necessidade.

1 resposta

Engenharia de software kkkk ...mentira não era engraçado.

Um diagrama de classe representa as classes que estarão contidas no seu programa.

Uma classe não é um objeto, uma classe é a representação de um objeto, um objeto é uma instância de uma classe.

por exemplo Cadastro da instituição de ensino (campos: id, nome, email, telefone)

(+) Público

(-) Privado

(#) Protect

Cadastro de instituição de ensino 

Aqui ficam os atributos

• id
  • nome
  • email
  • telefone

Aqui ficam todos os métodos

• CadastrarAluno(nome) : String
  • CadastrarEmail(email) : String
  • CadastrarTelefone(telefone) : int
  • IdPegar() : void

O diagrama de caso de uso tem como finalidade mostrar o uso do software pelo cliente.

Do lado esquerdo fica o cliente

no meio fica todas as requisições que o cliente pode fazer

Do outro lado fica o servidor respondendo

Ex:

Cliente--------------------Atendimento----------------------------Atendente
    *    *                                                                 *
        *        *    Secretária eletronica                           *
            *                                                *
                *                                    *
                    E-mail para atendimento 

Tentei fazer um deseninho rs