Para mim, a produtividade sempre esteve relacionada ao volume de atividades que é possível entregar em determinado período de tempo. Então, em um cenário em que a vida, no total, pode ser considerada produtiva, eu diria que ter uma rotina corrida, onde se acorda cedo, vai à academia, ao trabalho, realiza suas atividades com excelência, volta para casa, estuda ou se concentra em algum hobby e, enfim, descansa, poderia ser uma rotina considerada produtiva. Porém, depois de assistir aos vídeos e, inclusive, pesquisar o significado de produtividade, sinto que posso estar construindo outro tipo de opinião.
Segundo o website Dicio, o significado de produtivo é algo ou alguém que produz ou pode produzir. Além dos vídeos do curso, o significado da palavra me faz refletir sobre se produzir está intrinsecamente ligado a uma rotina pesada e sem espaço sequer para pensar, mas não. Acredito que a produtividade esteja muito mais relacionada ao equilíbrio e à priorização entre todas as atividades do cotidiano, sem que haja risco de um possível burnout ou de viver uma vida extremamente acelerada.
Portanto, minha reflexão chega às palavras: calma, equilíbrio e paciência. Ao mesmo tempo que se tem tanto tempo para viver e, ainda assim, tão pouco, viver uma vida na ansiedade nos adoece. Assim, sinto que uma vida produtiva se encontra no foco em nossos objetivos e na consciência daquilo que realizamos.