1
resposta

Uma tentativa em ser crítica com a XP do meu próprio site

Decidi me desafiar, sou artesã empreendedora, e também responsável por cuidar da aparência do meu próprio site. E resolvi ver ele com um olhar crítico como se fosse uma cliente. A coisa que vejo quando entro na página principal, é o menu com a logo tipo, uma mensagem curta de boas vindas e quem me diz que é uma loja de artesanato única. A primeira coisa que pensei em fazer foi procurar o menu para ver quais categorias/produtos tem, e se atende ao que eu procuro.

Já senti uma frustração, e fiquei confusa pois não existe um menu tão claro, ou uma maneira simples de saber quais produtos a loja me oferece, mesmo a mensagem de boas vindas me prometendo isso. Se eu estivesse em um site desconhecido, isso seria o suficiente para me fazer sair.

Mas, continuando a experiencia, cliquei em um produto que me interessei, a página do produto é bem simples, vejo facilmente o botão de "comprar" destacado e as legendas, porém sem a opção de adicionar ao carrinho, oque é algo ruim. o título e preço estão bem aparentes, até tem uma calculadora de frete disponível.

mas a descrição não está amostra logo de cara, antes de pensar em comprar preciso saber mais detalhes do produto. meu primeiro pensamento é procurar do lado das fotos, só então rola a página pra acha-la, lembrando q é a "primeira vez" visitando o site e aprendendo como funciona. tem avaliações disponíveis na página, com as estrelas e texto fáceis de ler, tanto na descrição como nas avaliação esta escrito oque são de forma simples e clara, pra eu saber oque é oque. ao lado tem uma aba para dúvidas, com um botão destacado "Perguntar", oferecendo um suporte fácil caso nem tudo esteja claro no anúncio.
Os botões de compra abrem uma aba rápida do carrinho, resumindo os produtos, quantidades e valor final (apesar de não ter botão de adição ao carrinho) então cliquei pra finalizar a compra e fui para uma página com 3 etapas para eu preencher. neste momento parei pra pensar como o rastreio funciona, e como vou receber o código de rastreio. não tem nenhuma mensagem que me confirme isso, também não tem suporte fácil na página. Então a dúvida de que se o site é seguro me preocupa, e isso também me faria desistir da compra no chekout!

Sinto que o site esta simples e fácil de navegar, porém tem muitos ajustes e falta informação essenciais. tanto pra ganhar credibilidade, como melhorar e muito a experiência do cliente. Sempre precisarei observar dessa forma, e usar mais as técnicas pra identificar problemas. também observando experiencias de usuarios reais.

1 resposta

Olá, Mariana, como vai?

Sua análise demonstra uma excelente capacidade crítica ao aplicar os conceitos de UX Design no seu próprio projeto, identificando pontos de atrito que impactam diretamente a jornada de conversão. O reconhecimento de que a falta de um menu claro e a ausência de informações sobre a segurança no checkout podem afastar o usuário é um passo fundamental para a melhoria da arquitetura de informação e do microcopy do seu site.

É muito positivo que você tenha conseguido se distanciar do papel de criadora para enxergar as lacunas de navegação e conteúdo como uma cliente real. Identificar que a descrição do produto e as informações de rastreio não estão prontamente acessíveis ajuda a entender onde a hierarquia visual pode ser ajustada para passar mais credibilidade.

Parabéns por compartilhar suas percepções e por exercitar esse olhar analítico, continue explorando essas ferramentas e praticando a empatia com o usuário em cada etapa do fluxo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!