Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Uma sugestão para o aplicativo de texto do formulário do Fórum

Prezada Equipe Alura,
Gostaria de apresentar uma sugestão relativa ao formulário de criação de tópicos, visando aprimorar a experiência de usuários que utilizam leitores de tela, como o NVDA.
Ao interagir com o formulário, observei que o leitor de tela entra em modo de aplicativo, indicando a presença de um aplicativo de texto dedicado à interação com o formulário. No entanto, identifiquei uma oportunidade de melhoria na acessibilidade, especialmente para usuários que contam com leitores de tela.
Minha sugestão consiste na implementação de uma função JavaScript associada a um botão localizado no canto superior da página, cujo propósito seja fechar o aplicativo do formulário e redirecionar o foco para o título de nível 1 "FÓRUM". Isso permitiria aos usuários aproveitar os atalhos do leitor de tela de maneira mais eficiente, garantindo uma prática semântica e simplificando o processo de envio do formulário.
Segue abaixo o os códigos HTML e JavaScript proposto para esta finalidade:
HTML:
<button id="botaoFechar">Fechar</button>
Javascript:
document.getElementById('botaoFechar').addEventListener('click', function() {
  // Define o foco no título de nível 1 (h1)
  document.querySelector('h1').focus();
});
Esta abordagem proporcionaria uma transição suave do modo de aplicativo para o título principal do fórum, possibilitando aos usuários explorar o formulário de maneira mais eficaz.
Além disso, observei uma dificuldade ao tentar clicar no botão "Enviar" quando estou no modo de aplicativo. Para melhorar essa interação, sugiro considerar a implementação da seguinte lógica:
Ao pressionar a tecla "Esc" dentro do aplicativo do formulário e, em seguida, pressionar "Tab", o foco seria direcionado automaticamente para o botão "Enviar". Dessa forma, o usuário poderia concluir o envio da mensagem com apenas mais um pressionar de "Enter". Este é o código HTML associado ao botão "Enviar":
html
<button type="submit" id="botaoEnviar">Enviar</button>
Estou à disposição para discutir essa sugestão em mais detalhes, bem como para colaborar em testes e implementações. Agradeço pela atenção e estou ansioso para contribuir para a constante melhoria da acessibilidade em sua plataforma.
Um abraço!
1 resposta
solução!

Oi!

Acredito que esse seu feedback que é mega importante, deveria ser enviado atrás de e-mail: contato@alura.com.br que lá eles passarão para o time responsável.

Valeu!