nao ficou muito claro pra mim o porque de termos que criar uma varialvel button para poder associar uma funçao ao botao
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
nao ficou muito claro pra mim o porque de termos que criar uma varialvel button para poder associar uma funçao ao botao
Victor, precisa criar a variável para que o "mundo" javascript consiga se comunicar com o HTML.
Todo o arquivo é um HTML, apenas aquele pedaço entre o "script" é JavaScript.
O herói principal aí não é a variável em si mas sim o poder do document.querySelector que busca a informação que queremos no HTML.
Bom Dia Victor, fique tranquilo, é comum as pessoas não entenderem isso no começo! Vou te explicar, basicamente, o JavaScript atua como uma "extensão" do HTML, ou seja, ele atua sobre as tags HTML (vamos desconsiderar o fato de que é sim possível fazer uma webapp inteira em JavaScript, mas nesse contexto que você está programando é raro, pois o HTML e o CSS garantem muito mais precisão no posicionamento dos elementos) e ele precisa referenciar através do document.querySelector o elemento a ser acessado, modificado e devolvido ao HTML. Pense assim, você tem um boneco do Batman (que seria nossa tag button), e acha ele muito sem graça pois ela não faz nada, ela é estática, assim como o HTML, e você quer fazer ele se mover e falar, bom, você irá pegar um pequeno auto falante e uma articulação para colocar nele, o que seria o nosso JavaScript. O JavaScript que dá movimento e dinâmica ao nosso "Batman", mas ele precisa existir para que isso aconteça não é mesmo? Bom, espero ter esclarecido suas dúvidas, se te ajudei, marque o tópico como solucionado ;)