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Uma maneira de fazer não tão boa quanto a do professor, mas válida

Essa é uma forma que implementei. Não é tão boa quanto a do professor, pois uso um if a mais, mas creio que seja uma solução válida.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }


    var x = 20;
    var volta = false;
    function atualizaTela() {


        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);

        if(x == 600) {
            volta = true;            
        }
        if(x == 20) {
            volta = false;
        }

        if(volta) {
            x--;
        } else {
            x++;            
        }
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>
1 resposta

Anderson, boa tarde!

Não tem forma errada de se fazer, acho interessante verificar a maneira que o professor fez e tentar comparar e verificar o porque que ele fez com um if a menos, justamente para melhorar seu código limpo.

Continue assim e bons estudos!