Essa é uma forma que implementei. Não é tão boa quanto a do professor, pois uso um if a mais, mas creio que seja uma solução válida.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var volta = false;
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
if(x == 600) {
volta = true;
}
if(x == 20) {
volta = false;
}
if(volta) {
x--;
} else {
x++;
}
}
setInterval(atualizaTela, 10);
</script>