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Uma ideia abusada, help.

Olá caros, tudo bem ? Vamos lá. Sempre que estou estudando e fazendo as atividades tenho vontade de implementar algo a mais, um Je Ne Sais Quoi se é que assim podemos dizer. No caso dos exercícios com Pong (muito incríveis, por sinal) me deu a vontade de aumentar a velocidade da bolinha conforme ela atinge as raquetes, o que me remete aos Pongs piratas de antigos sites como o finado Fliperama (F). Pois bem, a problemática começa com o fato de que sei o que quero fazer, porém, as ferramentas de como executar as ideias acabam me escapando por falta de "vocabulário" e "estruturas" coloquemos dessa forma, mas vou indicar aqui como foi a ideia inicial:

Primeiramente, a ideia era verificar se a colisão da bolinha estava acontecendo, fosse com as raquetes ou com as bordas (depois a ser arrumado, mas primeiro fazer a ideia acontecer) portanto, criei a função dificuldadeAumentada( ) { }, inicialmente não sei se deveria acrescentar parâmetros, mas fiz sem. Dentro da função a ideia era simples, se colidiu, portanto a velocidade deveria ser aumentada em +1, obviamente caro mentor (mentora ou mentxr) lendo esse post, as coisas não foram muito corretas =´D.

function dificuldadeAumentada(){

  if(colidiu){

    velocidadeXBolinha += 2;
    velocidadeYBolinha -= 2;
    }
}

Penso eu, que minha lógica de aumentar em += 2 e -= 2; esteja conflitante, o problema maior é com a velocidadeYBolinha, a velocidade até aumenta, mas com isso, também aumenta o quão central e vertical a bolinha fica e eventualmente bugs ocorrem.

visualização abaixo: https://makeagif.com/i/nV7Rx0

Pois bem, pensei em multiplicar os valores, mas como podem imaginar, tudo saiu do controle pois os valores eram multiplicados para sempre e a bolinha eventualmente pingava mais que o Sonic e o Flash disputando corrida, também não era interessante e como a multiplicação ocorre a cada colisão com bordas ou raquetes as coisas ficavam difíceis rápido demais, o que também não é interessante.

Portanto, me lembrando do curso anterior de lógica, pensei em colocar valores pré construídos nas velocidades e só alterar à cada "X" colisões (duas ou três por exemplo e troca para a próxima posição da array) até atingir um máximo, para isso pensei em implementar duas variáveis chamadas velocidadeDificil1 e velocidadeDificil2 correspondentes a X e Y respectivamente com os seguintes valores:

let velocidadeDificil = [6, 8, 10, 12, 20, 24];
let velocidadeDificil2 = [-6, -8, -10, -12, -20, 0]

tentei puxar com um For( ) { }

  if(colidiu){

    for (let dificuldadeX = 0; dificuldadeX < velocidadeDificil.length; dificuldadeX++) {

    velocidadeXBolinha = dificuldadeX;

    }

mas não soube dizer se o que pensei iria fazer sentido (Se é possível o if ter um for em sua propriedade ? Por exemplo)

Bem, com isso em mente ainda não descobri uma forma de caminhar pelos valores da array e implementar nas velocidades da bolinha, alguma ideia para que isso seja executável ? Segue código completo abaixo.

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//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let dificuldade = false;


//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background('darkblue');
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();

  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();

//dificuldade
  dificuldadeAumentada()
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
      velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){

  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
  xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 3 - 35;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  fill('green');
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

function dificuldadeAumentada(){

  if(colidiu){

    velocidadeXBolinha += 2;
    velocidadeYBolinha -= 2;
    }
}
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