Olá caros, tudo bem ? Vamos lá. Sempre que estou estudando e fazendo as atividades tenho vontade de implementar algo a mais, um Je Ne Sais Quoi se é que assim podemos dizer. No caso dos exercícios com Pong (muito incríveis, por sinal) me deu a vontade de aumentar a velocidade da bolinha conforme ela atinge as raquetes, o que me remete aos Pongs piratas de antigos sites como o finado Fliperama (F). Pois bem, a problemática começa com o fato de que sei o que quero fazer, porém, as ferramentas de como executar as ideias acabam me escapando por falta de "vocabulário" e "estruturas" coloquemos dessa forma, mas vou indicar aqui como foi a ideia inicial:
Primeiramente, a ideia era verificar se a colisão da bolinha estava acontecendo, fosse com as raquetes ou com as bordas (depois a ser arrumado, mas primeiro fazer a ideia acontecer) portanto, criei a função dificuldadeAumentada( ) { }, inicialmente não sei se deveria acrescentar parâmetros, mas fiz sem. Dentro da função a ideia era simples, se colidiu, portanto a velocidade deveria ser aumentada em +1, obviamente caro mentor (mentora ou mentxr) lendo esse post, as coisas não foram muito corretas =´D.
function dificuldadeAumentada(){
if(colidiu){
velocidadeXBolinha += 2;
velocidadeYBolinha -= 2;
}
}
Penso eu, que minha lógica de aumentar em += 2 e -= 2; esteja conflitante, o problema maior é com a velocidadeYBolinha, a velocidade até aumenta, mas com isso, também aumenta o quão central e vertical a bolinha fica e eventualmente bugs ocorrem.
visualização abaixo: https://makeagif.com/i/nV7Rx0
Pois bem, pensei em multiplicar os valores, mas como podem imaginar, tudo saiu do controle pois os valores eram multiplicados para sempre e a bolinha eventualmente pingava mais que o Sonic e o Flash disputando corrida, também não era interessante e como a multiplicação ocorre a cada colisão com bordas ou raquetes as coisas ficavam difíceis rápido demais, o que também não é interessante.
Portanto, me lembrando do curso anterior de lógica, pensei em colocar valores pré construídos nas velocidades e só alterar à cada "X" colisões (duas ou três por exemplo e troca para a próxima posição da array) até atingir um máximo, para isso pensei em implementar duas variáveis chamadas velocidadeDificil1 e velocidadeDificil2 correspondentes a X e Y respectivamente com os seguintes valores:
let velocidadeDificil = [6, 8, 10, 12, 20, 24];
let velocidadeDificil2 = [-6, -8, -10, -12, -20, 0]
tentei puxar com um For( ) { }
if(colidiu){
for (let dificuldadeX = 0; dificuldadeX < velocidadeDificil.length; dificuldadeX++) {
velocidadeXBolinha = dificuldadeX;
}
mas não soube dizer se o que pensei iria fazer sentido (Se é possível o if ter um for em sua propriedade ? Por exemplo)
Bem, com isso em mente ainda não descobri uma forma de caminhar pelos valores da array e implementar nas velocidades da bolinha, alguma ideia para que isso seja executável ? Segue código completo abaixo.