3
respostas

Uma hora aceita AS PD, AS NP E AS SNS, e outra hora não aceita mais...

Fala galera!

Quando restarto o código ele acusa erro de o pandas não estar definido, então retiro o 'as pd' e fica tudo certo (ocorre com todas as bibliotecas importadas que tenham 'as'). Porém quando restarto o código novamente, acusa o mesmo erro, e a solução é fazer justamente o oposto (ou seja, por os 'as' novamente).

Alguém ai, sabe me dizer o porque disso acontecer? Segue print:

Print do meu note no colab

3 respostas

Oi ju, tudo bem com você?

No python, quando você utiliza a sintaxe "pacote as nome" é como se estivesse dando um apelido ao pacote, o nome para isso é alias.

Então para deixar mais claro:

import pandas as melancia  # Aqui usamos um alias qualquer
import numpy as np # Aqui usamos o alias convencionado
import scipy # Aqui não usamo alias

print(f'Versão do pandas -> {melancia.__version__}')
print(f'Versão do numpy -> {np.__version__}')
print(f'Versão do scipy -> {scipy.__version__}')

Isso impacta todo seu notebook, então no exemplo acima demos o nome para o pandas de melancia, logo quando formos utilizar qualquer função do pandas devemos chamá-lo pelo seu devido nome:

# Criando um DataFrame vazio com o pandas melancia
df = melancia.DataFrame()

No seu código, provavelmente essa primeira célula não está sendo utilizado o alias, mas nas outras sim, basta usar o nome definido no pacote.

Espero ter ajudado, Abraços!!

Olá Vinícius, tudo bem?

Uma dúvida: se eu atribuir um alias para meu Dataframe, tenho que sempre fazer referência a esse nome então?

A propósito, parabéns pela forma que tú ilustrou os exemplos. Foi muito didático, de verdade.

Joia!

Na verdade um Dataframe pandas é armazenado dentro de um variável, por exemplo:

# Criando um DataFrame vazio com o pandas melancia
df = melancia.DataFrame()

Nesse caso nossa variável que armazena o Dataframe é a df e como o DataFrame() é uma classe do pandas (aqui apelidado de melancia) escrevemos da forma acima.

Resumo:

VARIÁVEL = PACOTE.ALGUMA_COISA

A variável é onde armazenamos uma informação é seguida no código geralmente por um "=" (um operador de atribuição ou assignment operator)

No pacote é onde se utiliza o alias: import ALGO as PACOTE

Então quando precisa do DataFrame e quiser, por exemplo, realizar o plot na sua tela, você irá se referenciar a variável df, mas caso for utilizar alguma classe ou função do pandas deve utilizar o alias melancia pelo exemplo acima (o covencionado é pd para o pandas).

Escrevi alguns termos chatos que se você dar uma googlada vai te esclarecer ainda mais.

Esperto ter ajudado, []s!