Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Uma empresa pode ter mais de um arquétipo para poder criar a sua identidade de marca?

É possível uma empresa apresentar vários arquétipos?... Surgiu essa dúvida, pois fiquei refletindo na Marca "Natura". Eu a identifico como tendo um arquétipo do Inocente, mas também identifico adjetivos que poderiam remeter a ela em outros arquétipos, como no Amante, pois eu vejo que se preocupa com a beleza e o bem estar de certa forma; e enxergo também que possui talvez o arquétipo do Criador, pois apresenta propostas inovadoras em alguns dos seus projetos; ou pode também apresentar o arquétipo do Prestativo, pois apresenta uma filosofia altruísta e de consciência. É possível?

Outra dúvida,

O Facebook, quando fez recentemente um rebranding de sua marca para META, ele poderia usar desse principio do arquétipo para redefinir a sua identidade já consolidada? ... E se definindo, será que isso não prejudicaria a sua relação com tudo aquilo que ele já construiu com seu antigo nome?... Neste caso, não seria arriscado demais fazer esse rebranding?

1 resposta
solução!

Olá Renan :)

É totalmente possível que a empresa tenha mais de um arquétipo. Mas, para isso, é preciso que os arquétipos de conversem e façam sentido em harmonia, como você mesmo observou na empresa Natura. Parabéns pela análise!

O Facebook (agora Meta) não perdeu seus arquétipos para o público, que ainda tem dificuldade em separar as duas empresas. O Facebook não perdeu público após o rebranding porque não alterou exatamente nada na rede social que o seu público já utilizava, nem seus arquétipos. O branding (não o rebranding, porque a Meta é uma empresa nova) foi feito apenas para a Meta, assim como seus arquétipos próprios (podemos identificar o arquétipo Explorador).

Espero ter ajudado na sua dúvida, qualquer outra estamos aqui. Bons estudos, abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software