2
respostas

Uma dúvida sobre qual OS seria o mais adequado ao desenvolvimento

Pessoal, fiz alguns cursos na "concorrência" (rsrsrs), e lá me disseram que o Windows (meu sistema operacional preferencial, no momento), não era um sistema profissional para desenvolvimento.

Bem, eu tenho uma máquina com Ubuntu e Windows 10. Porém, uso mais o Windows.

Pelo que estou vendo até agora, pretendo estudar para me tornar um desenvolvedor full-stack.

Com tudo isso em mente (e sei que os mais poderosos computadores do mundo, bem como grande parte dos servidores web, rodam Linux), gostaria de vossas opiniões: faz sentido usar Windows durante o desenvolvimento? É "recomendável", uma vez que me sinto mais confortável com este OS?

Qualquer opinião aqui seria muito bem vinda (até mesmo porque não concordei muito com a tal "opinião da concorrência", que não se cansava de malhar o Windows).

Grato por qualquer help. :)

Abraços a todos!

2 respostas

Olha, não sou da Alura, estou no mercado a quase 13 anos, o que eu posso te responder sobre esta dúvida é que depende um pouco de gosto, além do que você vai desenvolver. No caso se você for usar Windows, talvez você vai ter algumas dificuldades para encontrar alguns tutoriais, ou formas de se trabalhar. Com o Linux, para desenvolvimento você vai encontrar muito mais coisas e facilidades como desenvolvedor. Isso também depende de onde futuramente você vai trabalhar, vamos supor que você venha a trabalhar numa empresa na qual a stack dela é basicamente o uso de produtos Microsoft (.NET,IIS,C#,ASP, etc.), você será obrigado a usar o Windows, mas caso seja o contrário, você não terá esse tipo de "obrigação". Mas deixando claro, isso é minha opinião, no final para mim, tudo acaba dependendo de gosto e de onde você vai trabalhar.

Opa, obrigado, Raphael.

Então, no meu caso, será por minha própria conta, mesmo. Pretendo me tornar full-stack, a médio prazo.

Obrigado pela opinião. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software