Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Uma dúvida sobre IP

No vídeo o professor nos ensina como registrar um endereço de IP manualmente , a minha pergunta é , como sei quais endereços de IP posso utilizar ? pensando na forma mais segura de uso

5 respostas

Na aula sobre classes de ip ele explica isso.

Não consegui decorar isso até agora. Salvei esse link que abro quando tenho alguma dúvida. O que importa é o conceito.

solução!

Existem algumas práticas que podem variar de pessoa para pessoa. Exemplo: Alguns profissionais preferem reservar os primeiros endereços disponíveis em uma rede para os servidores. No meu caso, quando utilizo uma rede classe C, com 254 IPs disponíveis, eu costumo deixar os primeiros 50 IPs reservados para utilização estática em servidores. Claro que isso varia de projeto para projeto e das intenções do cliente, além da perspectiva de crescimento da rede.

Então por exemplo, se eu vejo que o cliente possui 100 computadores e a perspectiva dele de crescimento não é imediata, deixo os endereços de 1 a 50 reservados para utilizar em servidores dele. Do 51 até o 254 eu deixo na "responsabilidade" do DHCP server distribuir para as máquinas.

Outras pessoas fazem o contrário, deixam os últimos reservados e o restante com o DHCP. Então isso varia muito. Mas o ideal, do ponto de vista administrativo, é ter IP estático para os servidores e organizados para facilitar a administração deles. Com relação à segurança, temos os firewalls, IPS, antivírus, NAC, etc para proteger nossa rede.

Caramba irmão , obrigado mesmo pela explicação ! =)

Por nada meu caro!! Vamos nos ajudando aqui :) Até mais!