Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Uma dúvida sobre a condicional

Olá instrutores, fiquei com uma dúvida com relação a condicional. Na minha solução ela foi baseada em verificar a classe no elemento ancora do HTML que representa o botao "Alugar" ou "Devolver", verificando se esse elemento está com a classe .dashboard__item__button--return. Há algum problema eu seguir com a minha function dessa maneira, ou é necessário basear a minha condicional pela classe da imagem do jogo no projeto como exibido na video-aula? Segue meu código para apreciação. Obrigado

function alterarStatus(id) { 
    // Obtém o elemento do jogo clicado pelo ID
    let gameClicado = document.getElementById(`game-${id}`); 

// Obtém a imagem do jogo dentro do item
    let imagem = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__img'); 

// Obtém o botão dentro do item do jogo
    let botao = gameClicado.querySelector('.dashboard__item__button');  

// Verifica se o jogo já está alugado
    if (botao.classList.contains('dashboard__item__button--return')) { 
        botao.classList.remove('dashboard__item__button--return'); // Remove a classe de "Devolver"
        botao.innerHTML = 'Alugar'; // Muda o texto do botão para "Alugar"
        imagem.classList.remove('dashboard__item__img--rented'); // Remove o efeito de "alugado"
    } else { 
        botao.classList.add('dashboard__item__button--return'); // Adiciona a classe de "Devolver"
        botao.innerHTML = 'Devolver'; // Muda o texto do botão para "Devolver"
        imagem.classList.add('dashboard__item__img--rented'); // Adiciona o efeito de "alugado"
    }
}
1 resposta
solução!

Olá, Daniel. Tudo bem?

Não há problema em basear sua lógica na classe do botão "Alugar" ou "Devolver" como você fez. Na verdade, é uma maneira válida de determinar o estado atual do jogo. A diferença entre a sua abordagem e a sugerida na videoaula é apenas a escolha do elemento HTML para verificar a condição.

Enquanto a videoaula sugere verificar a classe da imagem para determinar se o jogo está alugado ou não, você optou por verificar a classe do botão. Ambas as abordagens são válidas, desde que a lógica seja consistente e funcione conforme esperado.

Seu código parece bem estruturado e deve funcionar corretamente para alterar o status do jogo clicado. Verifique se a classe dashboard__item__button--return está sendo aplicada e removida corretamente para refletir o estado do botão.

Se você encontrar algum comportamento inesperado, pode ser útil testar ambas as abordagens para ver qual delas se adapta melhor ao seu projeto.

Espero ter respondido sua dúvida.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!