1
resposta

Uma curiosidade

Se numa pequena comunidade, cada casa possuir um ponto de acesso com o mesmo SSID, o sinal poderia criar uma espécie de redoma sendo acessível a qualquer pessoa que esteja inserida naquela comunidade? E não necessariamente estando dentro da casa?

O que gostaria de entender é se o sinal é ampliando quando vários pontos de acesso possuem o mesmo nome, e dessa forma, seria possível criar uma rede comunitária?

1 resposta

Oi Karolyne, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Que curiosidade interessante você trouxe! Quando vários pontos de acesso possuem o mesmo SSID em uma comunidade, o sinal não é ampliado como uma redoma, mas sim é estendido para cobrir uma área maior. Isso significa que, se você estiver dentro da área de cobertura de um desses pontos de acesso, você poderá se conectar à rede Wi-Fi, mesmo não estando dentro da casa onde o ponto de acesso está localizado.

No entanto, é importante ressaltar que a qualidade do sinal pode variar dependendo de diversos fatores, como a distância entre os pontos de acesso, a interferência de outros dispositivos eletrônicos e até mesmo a presença de obstáculos físicos, como paredes. Portanto, é possível que em algumas áreas da comunidade o sinal seja mais fraco ou instável.

Além disso, é importante mencionar que a criação de uma rede comunitária com vários pontos de acesso pode ser uma solução interessante para compartilhar o acesso à internet, mas é necessário que todos os pontos de acesso estejam devidamente configurados e protegidos para garantir a segurança da rede.

Espero ter ajudado a esclarecer sua curiosidade!

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software