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Uma ajudinha no if??

Oi !! Então, meu código não tá lá essas coisas não hahaha eu não quis olhar antes o do instrutor e tentei me virar e deu nisso aí... e pelo jeito não tá certo... o problema tá no if né?? Podem me explicar o porquê??

Agradeço desde já!! Abraço!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red'); 
    desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
    desenhaCirculo(300,200, raio, 'red'); 

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if ((x < 290 && x > 310) || (y > 190 && y < 210)){

            alert("acertou");
        }


    }

    tela.onclick = dispara;

</script>
1 resposta

Alexandra, boa tarde!

Os operadores estavam invertidos, ao invés de verificar se o x estava dentro do circulo você verificou se ele estava fora

 if ((x > 290 && x < 310) || (y > 190 && y < 210)){
           alert("acertou");
}

Além disso você usou o operador ou(||) para verificar, mas ele também precisa estar dentro do y para isso precisamos alterar para &&.

Ficando assim:

 if ((x > 290 && x < 310) && (y > 190 && y < 210)){

            alert("acertou");
}

Espero ter ajudado e bons estudos!