Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Um produto digital pode ter dois tipos de modelos de engajamento?

Eu trabalho em uma startup que trabalha b2b com plataforma de mobilidade e entregas, bem parecido com uber e etc. A empresa trabalha com vários tipos de planos diferentes e ganha dinheiro por corridas finalizadas e por features premium. Eu trabalho no squad de entregas e desenvolvemos várias funcionalidades para ajudar a operação e o dia a dia das centrais de entregas e das empresas que utilizam os serviços. Nesse caso estou na dúcida em qual modelo a empresa se enquadra. Parece que é uma mistura do jogo da transação e jogo da produtividade. Transação porque quanto mais entregas finalizadas mais nossos clientes ganham e consequentemente nós ganhamos e também produtividade porque lançamos ferramentas e funcionalidades para melhorar a operação das centrais.

1 resposta
solução!

Oii, Felipe! Como está?

Pelo que você descreveu, a sua startup parece realmente se encaixar em mais de um tipo de modelo de engajamento.

Jogo da transação: Como você mencionou, a empresa ganha dinheiro por corridas finalizadas. Isso significa que quanto mais transações (entregas) são realizadas, mais a empresa e seus clientes lucram. Esse é um claro exemplo de jogo da transação, onde o objetivo é maximizar o número de transações.

Jogo da produtividade: Por outro lado, vocês também desenvolvem várias funcionalidades para melhorar a operação das centrais de entregas e das empresas que utilizam os serviços. Essas ferramentas visam aumentar a eficiência e a produtividade dos usuários, o que se alinha com o jogo da produtividade. Aqui, o foco é em quantas tarefas de alto valor os clientes podem realizar utilizando as funcionalidades oferecidas.

Portanto, é possível que a sua startup esteja operando com uma combinação desses dois modelos de engajamento. Isso não é incomum, especialmente em plataformas complexas que oferecem múltiplos serviços e funcionalidades.

Espero ter ajudado e se tiver dúvidas me fale!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!