1
resposta

Um pouco sem sentido

Acho a silhueta importante, mas não no nível que o professor fala... existem milhares de expressões gráficas que não necessitam que o expectador identifique de cara o contorno do personagem num espaço como algo fundamental. Acho que isso pode confundir quem não tem costume de desenhar. Numa história em quadrinhos, ok. Em desenhos com muitas figura, ok. Mas em centenas de outros momentos, identificar se a silhueta do desenho esta clara é completamente IRRELEVANTE. E tudo bem!

1 resposta

Oi Sérgio, como vai?

É importante entender que a análise de silhueta tem a ver com nossa compreensão do mundo, é como funciona nosso processo cognitivo: distinguimos as formas gerais de uma forma automática e essa percepção dialoga imediatamente com nosso repertório visual, gerando indentificação.

Análise da silhueta é um fundamento, uma questão técnica que informa as figuras e ajuda você a trabalhar com intencionalidade, marcando mais ou menos a silhueta de acordo com o que você deseja passar. Quanto mais notável e de rápida percepção uma figura, mais importante será sua silhueta.

Como fundamento, concordo com o professor que seja questão de imensa importância na leitura e produção de imagem, ainda que, assim como contraste, ritmo e outros fundamentos, nem sempre serão utilizados o tempo todo.

Espero ter ajudado! =)

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software