E aí fiz o curso inteiro com a sensação de que não estava aprendendo, até entendi a lógica e os recursos utilizados, mas ao fazer esse exercício final que é simplesmente replicar o que já foi feito anteriormente, tive a certeza que não aprendi muita coisa. A sensação é que o curso foi feito de trás para frente e que a instrutora explica algo pra quem já sabe ou entende. Das duas, uma, ou o curso não deveria estar na trilha de INICIANTE EM PROGRAMAÇÃO ou o roteiro didático está um pouco equivocado. Não tenho preguiça em recorrer a outros lugares e acho até divertido ver e rever as aulas depois que finalizo o módulo, mas nesse curso aqui a lógica foi muitíssimo complicada e desnecessária à aplicação. A solução que achei para o outro exercício do telefone e do MIDI em si foi muito mais simples (e que outros colegas do fórum chegaram a soluções muito parecidas). Não é o primeiro curso que faço aqui que tem essa mesma didática torta e reversa, não sei se a Alura tentou incentivar pela dificuldade a irmos mais longe, mas depois dessa experiência eu vou repensar em renovar minha assinatura. Há conteúdos livres (gratuitos) e plataformas gringas que acho mais interessantes para aprender esse início, talvez eu volte à plataforma quando quiser estudar alguma tecnologia em específico. Fiz o post na tentativa de abrir algum debate, compartilhar experiências e tentar ouvir um pouco de outros colegas.