2
respostas

Um pequeno desabafo.

E aí fiz o curso inteiro com a sensação de que não estava aprendendo, até entendi a lógica e os recursos utilizados, mas ao fazer esse exercício final que é simplesmente replicar o que já foi feito anteriormente, tive a certeza que não aprendi muita coisa. A sensação é que o curso foi feito de trás para frente e que a instrutora explica algo pra quem já sabe ou entende. Das duas, uma, ou o curso não deveria estar na trilha de INICIANTE EM PROGRAMAÇÃO ou o roteiro didático está um pouco equivocado. Não tenho preguiça em recorrer a outros lugares e acho até divertido ver e rever as aulas depois que finalizo o módulo, mas nesse curso aqui a lógica foi muitíssimo complicada e desnecessária à aplicação. A solução que achei para o outro exercício do telefone e do MIDI em si foi muito mais simples (e que outros colegas do fórum chegaram a soluções muito parecidas). Não é o primeiro curso que faço aqui que tem essa mesma didática torta e reversa, não sei se a Alura tentou incentivar pela dificuldade a irmos mais longe, mas depois dessa experiência eu vou repensar em renovar minha assinatura. Há conteúdos livres (gratuitos) e plataformas gringas que acho mais interessantes para aprender esse início, talvez eu volte à plataforma quando quiser estudar alguma tecnologia em específico. Fiz o post na tentativa de abrir algum debate, compartilhar experiências e tentar ouvir um pouco de outros colegas.

2 respostas

Olá, tudo bem? Também não estou entendendo quase nada desse módulo. Comecei o iniciante em programação e fiz o módulo de html e css e consegui compreender e executar os exercícios, mas nesse de javascript me perdi complemente depois da aula de repetição e laços, basicamente só copiei o que foi feito pela instrutora.

Olá Thaise e Iago! Tudo bem?

É verdade que alguns conteúdos podem parecer muito complicados no inicio, e isso acontece por conta de uma coisa que chamamos de BOMBA DE EFEITO MORAL, se quiser entender um pouco mais sobre a bomba de efeito moral, o Filipe Deschamps fala muito bem sobre nesse vídeo, clique aqui Spoiler, é a número 1.

E mais verdade ainda que quando revisitamos um assunto ele se torna ainda mais fácil, pois você já está se familiarizando com o assunto. E outras fontes, outras formas de encarar(outras pessoas ensinando) tornam tudo muito mais fácil. Por isso não se preocupam, não é sobre o curso, é sobre a CURVA DE APRENDIZADO.

Desejo muito sucesso para vocês e que quem sabe um dia podemos trabalhar juntos em algum projeto incrivel!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software