Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Um ou mais managed beans em uma mesma view

Boa tarde pessoal,

gostaria de obter opiniões de boas práticas de organizações dos beans JSF, por exemplo, se eu tiver uma página que ao mesmo tempo ela lista e também cadastra entidades Pessoa, eu deveria criar o um bean para cada funcionalidade ListaPessoaBean e CadastraPessoaBean ou colocar todas essas funcionalidades em um unico bean?

Agradeço a todos.

4 respostas

Oi João, tudo bem ?

Percebe que essas classes parecem estar associadas apenas com um único comportamento.

É bem comum usarmos um PessoaBean e dentro dele trabalharmos com tudo que pessoa faz.

Oi Matheus,

vamos aumentar um pouco mais as funcionalidades dessa tela então. Digamos que nessa tela eu posso buscar uma pessoa, o resultado dessa consulta é um datatable com uma lista, e nessa lista tem algumas ações como: Criar um usuário para essa pessoa, adicionar perfis de acesso para esse usuário e bloquear. Todas essas funcionalidades devem ficar nessa tela, nesse caso eu crio dois beans PessoaBean e UsuarioBean para tratar essas funcionalidades ou eu coloco tudo dentro de PessoaBean?

Nota como eu tenho uma tela para duas situações diferentes, uma para Pessoa e outras para Usuario e Perfil?

solução!

São dois beans mesmo.

Tela você vai ter uma pra cada coisa mesmo, tenta ser o mais simplista possível, muita coisa numa tela, o usuário pode ser perder.

Entendi obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software