Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Um ou mais clusters Kubernetes?

Olá,

Uma dúvida por favor,

Existe alguma recomendação sobre quando fazer uso de mais de um cluster kubernetes? Não me refiro a limitações técnicas de Pods ou Nodes , mas sim quanto a existência de uma possivel recomendação de limite de tamanho do cluster segundo uma ótica de otimização da administração, gestão de custos e riscos.

Obrigado.

2 respostas
solução!

Oi Daniel,

O Kubernetes possui a abstração de namespace para ajudar a permitir que várias cargas de trabalho operem no mesmo cluster Kubernetes, mas é efetivamente um modelo de multilocação "flexível". Existem vários componentes de cluster compartilhados entre todos os tenants em um cluster, independentemente do namespace. Esses componentes compartilhados incluem os componentes principais, como servidor de API, gerenciador de controladores, planejador e DNS, além de componentes de trabalho, como o Kubelet e o Kube Proxy. O compartilhamento desses componentes que não reconhecem namespace entre os tenants necessariamente expõem os recursos do tenant a todos os outros tenants no cluster ou no mesmo nó de trabalho.

Operar em vários clusters ajuda a separar os workloads e os tenants, permitindo maior disponibilidade, fornecendo maiores níveis de isolamento entre os tenants e personalizando os ciclos de vida da manutenção para se adequar às cargas de trabalho individuais.

Obrigado Otávio!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software