Eai...baum?
Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:,
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eai...baum?
Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:,
Olá Luiz, como vai?
Ficou muito bacana seu projeto, parabéns! Vou te mostrar algumas alterações que você pode fazer para corrigir esses bugs e melhorar seu jogo.
1 - Centralizando os atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.
+, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento da bolinha e das raquetes
Depois de fazer a centralização dos atores você perceber que as raquetes e a bolinha mudaram completamente de posição, para ajustar isso você vai precisar reposicionar os valores de x e y da bolinha e das raquetes pra que eles possam se referenciar à nova posição.
Para ajustar o posicionamento da bolinha você precisa trocar os valores de x e y para 0, isso fará com que toda vez que o jogo começar a bolinha esteja centralizada na tela. Aqui vamos ajustar também a direção que a bolinha deverá apontar quando começar o jogo para 45. Ficará assim:
Na Raquete 1 vamos deixar o y com valor 0 para que ela fique centralizada verticalmente e o x vamos colocar com valor -233, ficando assim:
Na Raquete 2 vamos fazer a mesma coisa que fizemos com a Raquete 1, porém o valor de x será 233. Lembrando que precisamos fazer essa alteração nos dois blocos de código para que funcione:
Pronto, já temos as raquetes posicionadas. Esses valores de -233 e 233 eu testei no seu jogo e vi que funcionariam, mas você também pode alterar os valores personalizando do jeito que perferir. É só arrastar a raquete para onde você ache bacana e trocar o valor de x nos códigos, beleza?
3 - Ajustando a posição da bolinha após tocar nas raquetes
Depois das alterações você vai perceber que ao tocar nas raquetes a bolinha apresenta um comportamento estranho. Isso acontece pois no bloco de código de direcionamento após tocar as raquetes está aponte para direção direção * -100 quando o correto seria aponte para direção direção * -1, fazendo a alteração ficaria assim:
Continua na próxima resposta pois não coube tudo aqui.
Continuação da resposta anterior.
4 - Ajuste da pontuação
Como modificamos a centralização dos atores lá no passo 1, precisamos corrigir também a margem de pontuação. Para isso vamos alterar os valores para -231 e 231:
Novamente esses valores de -231 e 231 eu defini testando seu jogo, mas você pode personalizar se quiser arrastando a bolinha pra perto da borda e alterando os valores no código.
5 - Ajuste na defesa do oponente
Agora o jogo já está funcionando como o esperado, mas você vai perceber que o oponente nunca consegue defender a bolinha que o jogador ataca, fazendo com que a gente sempre ganhe o jogo. Para ajustar isso vamos mudar o valor que configuramos pra ser incluído na variável de posição da bolinha para 35:
Aqui eu coloquei o valor de 35 pois testei e achei bem bacana, mas você pode ir mudando esse valor e ir testando qual você gosta mais, sendo que quanto maior o valor, menor a chance de o oponente defender a bolinha.
Pronto! Fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.
Qualquer dúvida é só chamar por aqui. Bons estudos =)