2
respostas

um nome apropriado, tente ganhar

Eai...baum?

Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:,

https://scratch.mit.edu/projects/559847866/

2 respostas

Olá Luiz, como vai?

Ficou muito bacana seu projeto, parabéns! Vou te mostrar algumas alterações que você pode fazer para corrigir esses bugs e melhorar seu jogo.

1 - Centralizando os atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.

  • No seu projeto selecione a bolinha e depois vá na aba Fantasias

Indicação da aba fantasias

  • Depois clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.

Indicação de centralização do ator na tela de desenho

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando o posicionamento da bolinha e das raquetes

Depois de fazer a centralização dos atores você perceber que as raquetes e a bolinha mudaram completamente de posição, para ajustar isso você vai precisar reposicionar os valores de x e y da bolinha e das raquetes pra que eles possam se referenciar à nova posição.

  • Bolinha

Para ajustar o posicionamento da bolinha você precisa trocar os valores de x e y para 0, isso fará com que toda vez que o jogo começar a bolinha esteja centralizada na tela. Aqui vamos ajustar também a direção que a bolinha deverá apontar quando começar o jogo para 45. Ficará assim:

Código com os ajustes de x e y e da direção da bolinha

  • Raquete 1

Na Raquete 1 vamos deixar o y com valor 0 para que ela fique centralizada verticalmente e o x vamos colocar com valor -233, ficando assim:

posicionamento x e y da raquete 1

  • Raquete 2

Na Raquete 2 vamos fazer a mesma coisa que fizemos com a Raquete 1, porém o valor de x será 233. Lembrando que precisamos fazer essa alteração nos dois blocos de código para que funcione:

indicação de posicionamento x e y da raquete 2

Pronto, já temos as raquetes posicionadas. Esses valores de -233 e 233 eu testei no seu jogo e vi que funcionariam, mas você também pode alterar os valores personalizando do jeito que perferir. É só arrastar a raquete para onde você ache bacana e trocar o valor de x nos códigos, beleza?

3 - Ajustando a posição da bolinha após tocar nas raquetes

Depois das alterações você vai perceber que ao tocar nas raquetes a bolinha apresenta um comportamento estranho. Isso acontece pois no bloco de código de direcionamento após tocar as raquetes está aponte para direção direção * -100 quando o correto seria aponte para direção direção * -1, fazendo a alteração ficaria assim:

Código com posicionamento da bolinha após tocar nas raquetes

Continua na próxima resposta pois não coube tudo aqui.

Continuação da resposta anterior.

4 - Ajuste da pontuação

Como modificamos a centralização dos atores lá no passo 1, precisamos corrigir também a margem de pontuação. Para isso vamos alterar os valores para -231 e 231:

Indicação de pontuação

Novamente esses valores de -231 e 231 eu defini testando seu jogo, mas você pode personalizar se quiser arrastando a bolinha pra perto da borda e alterando os valores no código.

5 - Ajuste na defesa do oponente

Agora o jogo já está funcionando como o esperado, mas você vai perceber que o oponente nunca consegue defender a bolinha que o jogador ataca, fazendo com que a gente sempre ganhe o jogo. Para ajustar isso vamos mudar o valor que configuramos pra ser incluído na variável de posição da bolinha para 35:

Código com a definição da variável posição da bolinha

Aqui eu coloquei o valor de 35 pois testei e achei bem bacana, mas você pode ir mudando esse valor e ir testando qual você gosta mais, sendo que quanto maior o valor, menor a chance de o oponente defender a bolinha.

Pronto! Fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.

Qualquer dúvida é só chamar por aqui. Bons estudos =)