Eai...baum?
Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:,
Eai...baum?
Segui as recomendações ai mas as vezes a bolinha gruda atrás da raquete... Enfim, segue o meu ai caso alguém consiga me ajudar a melhorar ou queira dar uma olhada:,
Olá Luiz, como vai?
Ficou muito bacana seu projeto, parabéns! Vou te mostrar algumas alterações que você pode fazer para corrigir esses bugs e melhorar seu jogo.
1 - Centralizando os atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.
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, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x
e o y
e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento da bolinha e das raquetes
Depois de fazer a centralização dos atores você perceber que as raquetes e a bolinha mudaram completamente de posição, para ajustar isso você vai precisar reposicionar os valores de x
e y
da bolinha e das raquetes pra que eles possam se referenciar à nova posição.
Para ajustar o posicionamento da bolinha você precisa trocar os valores de x
e y
para 0
, isso fará com que toda vez que o jogo começar a bolinha esteja centralizada na tela. Aqui vamos ajustar também a direção que a bolinha deverá apontar quando começar o jogo para 45
. Ficará assim:
Na Raquete 1 vamos deixar o y
com valor 0
para que ela fique centralizada verticalmente e o x
vamos colocar com valor -233
, ficando assim:
Na Raquete 2 vamos fazer a mesma coisa que fizemos com a Raquete 1, porém o valor de x
será 233
. Lembrando que precisamos fazer essa alteração nos dois blocos de código para que funcione:
Pronto, já temos as raquetes posicionadas. Esses valores de -233
e 233
eu testei no seu jogo e vi que funcionariam, mas você também pode alterar os valores personalizando do jeito que perferir. É só arrastar a raquete para onde você ache bacana e trocar o valor de x
nos códigos, beleza?
3 - Ajustando a posição da bolinha após tocar nas raquetes
Depois das alterações você vai perceber que ao tocar nas raquetes a bolinha apresenta um comportamento estranho. Isso acontece pois no bloco de código de direcionamento após tocar as raquetes está aponte para direção direção * -100
quando o correto seria aponte para direção direção * -1
, fazendo a alteração ficaria assim:
Continua na próxima resposta pois não coube tudo aqui.
Continuação da resposta anterior.
4 - Ajuste da pontuação
Como modificamos a centralização dos atores lá no passo 1, precisamos corrigir também a margem de pontuação. Para isso vamos alterar os valores para -231
e 231
:
Novamente esses valores de -231
e 231
eu defini testando seu jogo, mas você pode personalizar se quiser arrastando a bolinha pra perto da borda e alterando os valores no código.
5 - Ajuste na defesa do oponente
Agora o jogo já está funcionando como o esperado, mas você vai perceber que o oponente nunca consegue defender a bolinha que o jogador ataca, fazendo com que a gente sempre ganhe o jogo. Para ajustar isso vamos mudar o valor que configuramos pra ser incluído na variável de posição da bolinha para 35
:
Aqui eu coloquei o valor de 35
pois testei e achei bem bacana, mas você pode ir mudando esse valor e ir testando qual você gosta mais, sendo que quanto maior o valor, menor a chance de o oponente defender a bolinha.
Pronto! Fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.
Qualquer dúvida é só chamar por aqui. Bons estudos =)