1
resposta

Um negócio pode abranger mais de um segmento de cliente e estar direcionado a mais de um tipo de mercado por vez?

Por exemplo, se eu tenho um negócio que funciona em formato de leilão online, mas tenho envolvidas as pessoas que vão anunciar as propostas de compra e os fornecedores que vão oferecer os produtos. Ele acaba sendo uma plataforma multilateral porque sem um fornecedor não tem porque ninguém leiloar uma proposta. E sem um consumidor final para leiloar uma proposta não tem porque o fornecedor estar na minha plataforma para oferecer produtos. No entanto, as pessoas que oferecem propostas são quaisquer umas que sejam economicamente ativas, logo um segmento de clientes de massa. Isso é possível?

1 resposta

Oi Carolina, acredito que isso seja possível sim, aliás, o mercado livre (ecommerce) se encaixa perfeitamente nessa descrição ao meu ver. Eu posso me cadastrar e vender quaisquer produtos meus ou de outros (revenda) para quaisquer outros clientes que se cadastrem na plataforma.

Isso é tão verdade, que, algumas lojas físicas deixaram de seguir o caminho "normal", que seria criar sua própria loja online e passaram a se cadastrar no mercado livre.

Nesse sentido, não apenas pequenos vendedores independentes estão na plataforma, assim como lojas físicas reais.

Neste caso, tanto os fornecedores quanto os clientes são "impossíveis" de mapear por que o leque é bastante abrangente.