Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Um exercício simples de JS

console.log("Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ");
const notaAv1 = 6;
console.log(notaAv1);
console.log("Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ");
const notaAv2 = 8; 
console.log(notaAv2);
const media = (notaAv1 + notaAv2)/2;
console.log("A média da sua nota é: " + (media));

Aqui eu diz um exercício sobre média. Só postei para pedir uma dica de como eu coloco, no JavaScript, para uma pessoa digitar um valor via teclado?

2 respostas
solução!

Oi Caio, tudo bem?

Como o curso que você está fazendo utiliza o NodeJS (javascript do lado do servidor) para a realização do mesmo, seria um pouco mais difícil de pegar um valor digitado via teclado, veja que sempre utilizamos o terminal para a realização desse curso.

Dessa maneira, eu recomendo que você crie um arquivo HTML e insira uma tag <script> com esse código que você me mandou, dessa maneira:

<body>
  <script>
    console.log("Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ");
    const notaAv1 = 6;
    console.log(notaAv1);
    console.log("Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ");
    const notaAv2 = 8; 
    console.log(notaAv2);
  </script>
</body>

Agora, abra esse arquivo HTML no seu navegador, clique com o botão direito e vá em "Inspecionar" (Pode ser que esteja como "Inspecionar Elemento"):

Inspecionando o elemento

Agora, vá até o "Console", e você verá todos os consoles do seu código!

Indo até o console

Mas agora, vamos ao que interessa: como pegar o valor digitado por uma pessoa via teclado?

Para fazer isso, podemos usar o recurso prompt, dessa maneira:

const notaAv1 = prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ');
console.log(notaAv1);

Porém, esse notaAv1 está sendo retornado como uma string, ou seja, um texto. E isso pode dar problemas na hora de somar essas duas notas, já que string somado com string é uma concatenação. Então, precisamos converter de string para número, dessa maneira:

const notaAv1 = parseInt(prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: '));
console.log(notaAv1);

Agora, vamos fazer a mesma coisa para a AV2:

const notaAv2 = parseInt(prompt('Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: '));
console.log(notaAv2);

E o seu código final fica dessa maneira:

<body>
  <script>
    const notaAv1 = prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ');
    console.log(notaAv1);

const notaAv2 = prompt('Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ');
    console.log(notaAv2);

</script>
</body>

Certo? Espero ter ajudado, estou à disposição!

Obrigado pela solução, Giovanna.