Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Um exercício simples de JS

console.log("Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ");
const notaAv1 = 6;
console.log(notaAv1);
console.log("Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ");
const notaAv2 = 8; 
console.log(notaAv2);
const media = (notaAv1 + notaAv2)/2;
console.log("A média da sua nota é: " + (media));

Aqui eu diz um exercício sobre média. Só postei para pedir uma dica de como eu coloco, no JavaScript, para uma pessoa digitar um valor via teclado?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Oi Caio, tudo bem?

Como o curso que você está fazendo utiliza o NodeJS (javascript do lado do servidor) para a realização do mesmo, seria um pouco mais difícil de pegar um valor digitado via teclado, veja que sempre utilizamos o terminal para a realização desse curso.

Dessa maneira, eu recomendo que você crie um arquivo HTML e insira uma tag <script> com esse código que você me mandou, dessa maneira:

<body>
  <script>
    console.log("Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ");
    const notaAv1 = 6;
    console.log(notaAv1);
    console.log("Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ");
    const notaAv2 = 8; 
    console.log(notaAv2);
  </script>
</body>

Agora, abra esse arquivo HTML no seu navegador, clique com o botão direito e vá em "Inspecionar" (Pode ser que esteja como "Inspecionar Elemento"):

Inspecionando o elemento

Agora, vá até o "Console", e você verá todos os consoles do seu código!

Indo até o console

Mas agora, vamos ao que interessa: como pegar o valor digitado por uma pessoa via teclado?

Para fazer isso, podemos usar o recurso prompt, dessa maneira:

const notaAv1 = prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ');
console.log(notaAv1);

Porém, esse notaAv1 está sendo retornado como uma string, ou seja, um texto. E isso pode dar problemas na hora de somar essas duas notas, já que string somado com string é uma concatenação. Então, precisamos converter de string para número, dessa maneira:

const notaAv1 = parseInt(prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: '));
console.log(notaAv1);

Agora, vamos fazer a mesma coisa para a AV2:

const notaAv2 = parseInt(prompt('Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: '));
console.log(notaAv2);

E o seu código final fica dessa maneira:

<body>
  <script>
    const notaAv1 = prompt('Olá. Por favor, digite sua nota de programação referente a AV1: ');
    console.log(notaAv1);

const notaAv2 = prompt('Agora digite sua nota referente a Av2 de programação: ');
    console.log(notaAv2);

</script>
</body>

Certo? Espero ter ajudado, estou à disposição!

Obrigado pela solução, Giovanna.