Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Um erro bem estranho

"C:\Program Files\Eclipse Adoptium\jdk-17.0.7.7-hotspot\bin\java.exe" "-javaagent:C:\Program Files\JetBrains\IntelliJ IDEA Community Edition 2023.1.2\lib\idea_rt.jar=54481:C:\Program Files\JetBrains\IntelliJ IDEA Community Edition 2023.1.2\bin" -Dfile.encoding=UTF-8 Main Error: Could not find or load main class Main Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Main

Process finished with exit code 1

está aparecendo esse erro toda vez que tento rodar o código:

// Press Shift twice to open the Search Everywhere dialog and type `show whitespaces`,
// then press Enter. You can now see whitespace characters in your code.
public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        // Press Alt+Enter with your caret at the highlighted text to see how
        // IntelliJ IDEA suggests fixing it.
        System.out.print("Alô Mundo");

// Press Shift+F10 or click the green arrow button in the gutter to run the code.
        for (int i = 1; i <= 5; i++) {

// Press Shift+F9 to start debugging your code. We have set one breakpoint
            // for you, but you can always add more by pressing Ctrl+F8.
            System.out.println("i = " + i);
        }
    }
}
4 respostas

Oi Ariel, O erro "Could not find or load main class Main" ocorre quando o Java não consegue encontrar ou carregar a classe principal especificada para executar o programa. Existem algumas possíveis causas e soluções para esse problema:

1. Verifique se o nome da classe principal está corretamente especificado: No código que você compartilhou, a classe principal está chamada de "Main". Certifique-se de que o nome do arquivo Java também seja "Main.java" (com 'M' maiúsculo). Caso contrário, o compilador e o ambiente de execução não conseguirão encontrar a classe.

2. Verifique se o arquivo Java está no local correto: O arquivo Java precisa estar em um diretório correspondente à sua estrutura de pacotes. Se a classe estiver em um pacote, certifique-se de que o arquivo esteja no diretório correto, correspondendo à estrutura de pacotes. Por exemplo, se a classe estiver no pacote "com.exemplo", o arquivo Java deve estar em um diretório chamado "com/exemplo/Main.java".

3. Verifique se o projeto está configurado corretamente: Se você estiver usando um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) como o IntelliJ IDEA, verifique se o projeto está configurado corretamente, especialmente as configurações de compilação e execução. Certifique-se de que a classe principal esteja especificada corretamente nas configurações de execução do projeto.

4. Verifique se o código foi compilado corretamente: Se você estiver executando o código manualmente através de linha de comando, certifique-se de compilar o arquivo Java antes de executá-lo. Use o comando javac para compilar o arquivo Java e, em seguida, use o comando java para executar a classe principal.

Certifique-se de revisar esses pontos e fazer as alterações necessárias para corrigir o erro "Could not find or load main class Main".

Oi Michel, eu dei uma olhada, e o primeiro ponto está certo, o arquivo é Main.java e a class lá é Main, então isso está certo. o segundo ponto, eu não entendi ele muito bem, pois, eu nunca usei o IntelliJ, mas o diretórido dele seria minha C:/Users/miorando/Documents/Programas/firstproject/src, outro diretório não sei. o terceiro e o quarto, seguem mais ou menos o do segundo, eu nunca usei o IntelliJ então não faço a mínima ideia de como utilizar, mas eu estou rodando pela barrinha do lado, que aparece o botãozinho de play, e eu não sei onde faço para compilar ele, pois comecei o curso recentemente.

solução!

ATUALIZAÇÃO!

eu não sei o que eu fiz, mas deu certo, eu sai e entrei no programa, e apareceu "finish project setup" que não tinha aparecido ontem, quando comecei, e depois de terminar o setup, deu certo, e o código funcionou normalmente, eu até botei o código da aula porque era mais clean, mas muito obrigado pela ajuda :)

Opa! que bom que solucionou. E sobre a IDE intelij foi só um exemplo. eu dei algumas alternativas em busca da solução e caso nenhuma das alternativas resolvesse, buscaria outro caminho para resolver.

Bons estudos e continue na caminhada! virão outras dúvidas, mas faz parte do processo de aprendizagem!