Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Um desenvolvedor híbrido

Galera, boa tarde!

Sou Desenvolvedor Web em um e-commerce de médio porte e acabei de fazer a matrícula aqui no Alura, após as boas impressões que vi em vários lugares.

Minha pretensão é evoluir mais em Front-end, porque surgiu muita coisa nova e eu percebi que estou muito defasado hoje. Quero me aprofundar em alguns frameworks de JS (Angular, React) e também em pré-processamento de CSS (SASS, LESS).

Aqui eu trabalho praticamente 50% frontend / 50% backend. É verdade que ganho bastante experiência, mas a questão de especialização me incomoda um pouco... O que vocês acham? Melhor ser "híbrido" e saber trabalhar bem nas duas frentes ou focar em uma delas e virar especialista? O que o mercado procura hoje? É uma discussão que sempre vem à tona e que me faz pensar bastante sobre o futuro.

No mais é só me apresentar mesmo e dizer que, sempre que possível, estarei disponível para ajudar a comunidade.

Abraços!

3 respostas

Bruno, talvez o termo mais adequado seja desenvolvedor Full Stack ao invés de "híbrido". Ou seja, o profissional que sabe atuar de ponta a ponta na aplicação é muito bem visto pelo mercado.

Nada o impede de ser FullStack e balançar o pêndulo par ao lado do front ou do back, um não invalida o outro.

O mais importante é você focar nas tecnologias que podem dar um retorno mais rápido para o seu negócio e para o seu bolço.

Sucesso e bom estudo na Alura.

Flavio, bacana saber disso... Sou relativamente novo na área (um ano e meio de experiência) e realmente é algo que sempre me incomodou quando estava procurando por processos seletivos.

Vejo que cada vez mais as empresas pedem em suas vagas pedem o profissional que seja bom em ambas as frentes, mas tenho muito receio quanto a isso ainda. Hoje em programo bem em JS, jQuery, CSS, HTML, PHP e tenho conhecimento intermediário de MySQL. Tirando o jQuery, tudo nativo. Sem frameworks... Puro.

Quando você diz "focar nas tecnologias que podem da retorno mais rápido" tem alguma sugestão para o meu perfil? Já percebi que Angular JS é uma necessidade, talvez React e Node também. Os pré-processadores de CSS, essenciais. O Front que quero ser está melhor definido que o Back... Partindo do PHP, para onde poderia expandir com alguma coerência?

Não sei se fui bem claro...

solução!

Eu costumo dizer que o melhor framework é aquele que paga nosso salário. Não há uma sugestão direta, na verdade, é o próprio dev que deve procurar onde quer chegar, quanto quer ganhar e o que deseja criar para então saber qual tecnologias investir. Do que adianta aprender React se, por exemplo, no seu meio há pouca oferta? É mais ou menos por ai.

Mas se quiser começar, comece estudando aquilo que você tem maior deficiência ou que precisa ficar ainda melhor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software