Olá colegas. Passe metade da tarde tentando juntar os dois exercícios no mesmo código e consegui com duas funções do desenhaCirculo: a primeira é ativada pela variável "desenha" verdadeiro, o que não funciona para um clique só. Então fiz uma função sem a condição verdadeiro e falso só para o tela.onclick. Fica assim o código, um pouco grande:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ["blue", "red", "yellow"];
var indiceCores = 0;
var tamanho = 10;
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCores];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, tamanho, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ' , ' + y);
if(evento.shiftKey && tamanho <= 40) {
tamanho = tamanho + 10;
} else if(evento.altKey && tamanho >= 10) {
tamanho = tamanho - 5;
}
}
}
function desenhaCirculo2(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCores];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, tamanho, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ' , ' + y);
if(evento.shiftKey && tamanho <= 40) {
tamanho = tamanho + 10;
} else if(evento.altKey && tamanho >= 10) {
tamanho = tamanho - 5;
}
}
function mudaCor() {
indiceCores++;
if(indiceCores >= cores.length) {
indiceCores = 0;
}
return false;
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = desenhaCirculo2;
tela.oncontextmenu = mudaCor;
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
</script>
Apanhei, apanhei, mas no fim deu certo. =D