1
resposta

um caminho estruturado para aprender como criar prompts realmente eficazes

1 - Fiz a seguinte pergunta para o ChatGPT:

• estou estudando sobre prompt na inteligência artificial. quero entender melhor como escrever prompts adequados, que me tragam a resposta e o resultado que preciso independente do assunto que eu abordar. por onde começar?

2 - O ChatGPT trouxe a seguinte resposta, dando opções de praticar o que foi explicado e também leituras sobre o assunto:

Como começar a escrever prompts eficazes em inteligência artificial

Entender como escrever bons prompts é o passo essencial para dominar o uso da inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT.
Abaixo está um caminho estruturado para aprender a criar prompts realmente eficazes, independentemente do tema.

1. O que é um prompt

Um prompt é o comando ou instrução que você dá a um modelo de IA para obter uma resposta.
Ele pode ser:

• uma pergunta direta ("O que é aprendizado de máquina?")
  • uma tarefa específica ("Escreva um resumo técnico sobre aprendizado de máquina")
  • ou uma simulação contextual ("Finja ser um professor e me ensine aprendizado de máquina passo a passo")

A qualidade do resultado depende diretamente da clareza, do contexto e da estrutura do prompt.

2. Estrutura básica de um bom prompt

Todo prompt bem construído tem quatro elementos principais:

ElementoO que éExemplo
ContextoDá à IA o cenário da tarefa"Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado."
TarefaDiz exatamente o que você quer"Explique o conceito com exemplos simples."
Formato de respostaDefine como quer a resposta"Liste em tópicos numerados e com explicações curtas."
Tom e estiloAjusta o tipo de linguagem"Explique de forma didática e fácil de entender."

Exemplo de prompt completo:
"Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado. Explique o conceito com exemplos simples, em tópicos numerados, e use uma linguagem didática."

3. Princípios do prompt engineering

Esses princípios valem para qualquer área:

1. Seja específico
    Evite "me fale sobre IA". Prefira: "Explique as diferenças entre aprendizado supervisionado e não supervisionado, com exemplos práticos."

2. Dê contexto
    Quanto mais informações sobre quem você é, o que precisa e para quê, melhor a resposta.

3. Peça formato e profundidade
    Quer uma lista? Um resumo? Um plano detalhado?
    Se não disser o formato, o modelo decide por você.

4. Tipos de prompts para praticar

Tipo de PromptFinalidadeExemplo
Instrução diretaExecutar uma tarefa simples"Resuma este texto em 5 linhas."
ContextualizadoDar mais informações"Sou professor e preciso de um plano de aula sobre redes neurais para ensino médio."
IterativoRefinar respostas com ajustes"A resposta foi boa, mas deixe mais concisa."
De papel ou personaFazer a IA assumir um papel"Finja ser um consultor de negócios e avalie este plano."
De cadeia de raciocínio (Chain-of-thought)Fazer a IA pensar passo a passo"Explique passo a passo como chegou à conclusão."

5. Exercício prático

Para treinar, escolha um tema (qualquer um: tecnologia, finanças, literatura, biologia etc.).
Em seguida, tente escrever um prompt genérico sobre esse tema e depois refine-o para torná-lo mais claro, específico e contextualizado.
Compare os resultados.

6. Próximos passos

Para se aprofundar no tema:

• Livros

• The Art of Prompt Engineering with ChatGPT (José María Ortiz)
    • Prompt Engineering for Everyone (Andrew Maynard)
  • Recursos práticos

• PromptHero e FlowGPT (coleções de prompts prontos)
    • OpenAI Cookbook (técnicas de prompt avançadas)
  • Prática constante
    Refine, teste e compare respostas mudando palavras, contexto e formato.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Ricardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.

Do jeito que você explicou a prática de escrever e refinar prompts, fica claro que você compreendeu a importância do contexto, do formato e do tom para obter respostas mais úteis. Ótimo que você já esteja testando exemplos e leituras. Continue comparando versões e ajustando as instruções!

Dica: Experimente criar uma biblioteca pessoal de prompts. Anote aqueles que geram boas respostas e categorize por tipo (ex.: “explicação”, “resumo”, “análise”). Assim, você poderá reutilizá-los e aprimorá-los com o tempo, observando quais estruturas funcionam melhor para cada objetivo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!