1
resposta

um caminho estruturado para aprender como criar prompts realmente eficazes

1 - Fiz a seguinte pergunta para o ChatGPT:

• estou estudando sobre prompt na inteligência artificial. quero entender melhor como escrever prompts adequados, que me tragam a resposta e o resultado que preciso independente do assunto que eu abordar. por onde começar?

2 - O ChatGPT trouxe a seguinte resposta, dando opções de praticar o que foi explicado e também leituras sobre o assunto:

Como começar a escrever prompts eficazes em inteligência artificial

Entender como escrever bons prompts é o passo essencial para dominar o uso da inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT.
Abaixo está um caminho estruturado para aprender a criar prompts realmente eficazes, independentemente do tema.

1. O que é um prompt

Um prompt é o comando ou instrução que você dá a um modelo de IA para obter uma resposta.
Ele pode ser:

• uma pergunta direta ("O que é aprendizado de máquina?")
  • uma tarefa específica ("Escreva um resumo técnico sobre aprendizado de máquina")
  • ou uma simulação contextual ("Finja ser um professor e me ensine aprendizado de máquina passo a passo")

A qualidade do resultado depende diretamente da clareza, do contexto e da estrutura do prompt.

2. Estrutura básica de um bom prompt

Todo prompt bem construído tem quatro elementos principais:

ElementoO que éExemplo
ContextoDá à IA o cenário da tarefa"Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado."
TarefaDiz exatamente o que você quer"Explique o conceito com exemplos simples."
Formato de respostaDefine como quer a resposta"Liste em tópicos numerados e com explicações curtas."
Tom e estiloAjusta o tipo de linguagem"Explique de forma didática e fácil de entender."

Exemplo de prompt completo:
"Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado. Explique o conceito com exemplos simples, em tópicos numerados, e use uma linguagem didática."