1 - Fiz a seguinte pergunta para o ChatGPT:
- estou estudando sobre prompt na inteligência artificial. quero entender melhor como escrever prompts adequados, que me tragam a resposta e o resultado que preciso independente do assunto que eu abordar. por onde começar?
2 - O ChatGPT trouxe a seguinte resposta, dando opções de praticar o que foi explicado e também leituras sobre o assunto:
Como começar a escrever prompts eficazes em inteligência artificial
Entender como escrever bons prompts é o passo essencial para dominar o uso da inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT.
Abaixo está um caminho estruturado para aprender a criar prompts realmente eficazes, independentemente do tema.
1. O que é um prompt
Um prompt é o comando ou instrução que você dá a um modelo de IA para obter uma resposta.
Ele pode ser:
- uma pergunta direta ("O que é aprendizado de máquina?")
- uma tarefa específica ("Escreva um resumo técnico sobre aprendizado de máquina")
- ou uma simulação contextual ("Finja ser um professor e me ensine aprendizado de máquina passo a passo")
A qualidade do resultado depende diretamente da clareza, do contexto e da estrutura do prompt.
2. Estrutura básica de um bom prompt
Todo prompt bem construído tem quatro elementos principais:
Elemento | O que é | Exemplo |
---|---|---|
Contexto | Dá à IA o cenário da tarefa | "Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado." |
Tarefa | Diz exatamente o que você quer | "Explique o conceito com exemplos simples." |
Formato de resposta | Define como quer a resposta | "Liste em tópicos numerados e com explicações curtas." |
Tom e estilo | Ajusta o tipo de linguagem | "Explique de forma didática e fácil de entender." |
Exemplo de prompt completo:
"Sou estudante de IA e estou aprendendo sobre aprendizado supervisionado. Explique o conceito com exemplos simples, em tópicos numerados, e use uma linguagem didática."
3. Princípios do prompt engineering
Esses princípios valem para qualquer área:
Seja específico
Evite "me fale sobre IA". Prefira: "Explique as diferenças entre aprendizado supervisionado e não supervisionado, com exemplos práticos."Dê contexto
Quanto mais informações sobre quem você é, o que precisa e para quê, melhor a resposta.Peça formato e profundidade
Quer uma lista? Um resumo? Um plano detalhado?
Se não disser o formato, o modelo decide por você.
4. Tipos de prompts para praticar
Tipo de Prompt | Finalidade | Exemplo |
---|---|---|
Instrução direta | Executar uma tarefa simples | "Resuma este texto em 5 linhas." |
Contextualizado | Dar mais informações | "Sou professor e preciso de um plano de aula sobre redes neurais para ensino médio." |
Iterativo | Refinar respostas com ajustes | "A resposta foi boa, mas deixe mais concisa." |
De papel ou persona | Fazer a IA assumir um papel | "Finja ser um consultor de negócios e avalie este plano." |
De cadeia de raciocínio (Chain-of-thought) | Fazer a IA pensar passo a passo | "Explique passo a passo como chegou à conclusão." |
5. Exercício prático
Para treinar, escolha um tema (qualquer um: tecnologia, finanças, literatura, biologia etc.).
Em seguida, tente escrever um prompt genérico sobre esse tema e depois refine-o para torná-lo mais claro, específico e contextualizado.
Compare os resultados.
6. Próximos passos
Para se aprofundar no tema:
Livros
- The Art of Prompt Engineering with ChatGPT (José María Ortiz)
- Prompt Engineering for Everyone (Andrew Maynard)
Recursos práticos
- PromptHero e FlowGPT (coleções de prompts prontos)
- OpenAI Cookbook (técnicas de prompt avançadas)
Prática constante
Refine, teste e compare respostas mudando palavras, contexto e formato.