3
respostas

Um bom modelo de gestão requer uma avalização previa da ambiência da empresa

Como temos um universo ilimitado de empresas e estruturas . Um bom modelo de gestão requer uma avalização previa da ambiência da empresa ?

3 respostas

É importante entender que as empresas têm, mesmo muitas vezes sem saber, uma cultura. Estamos acostumados a ver empresas de tecnologia com gente andando de patinete pelos corredores e comendo M&M's nas mesas, mas nem toda empresa de tecnologia é assim. Por isso, conhecer o ambiente e as pessoas é sempre um ponto a mais.

Além da cultura, é importante determinar o nível de maturidade da gestão atual e onde se deseja chegar. Citando um exemplo: você é contratado para implementar um projeto na empresa A, porém não há um equivalente interno na empresa A com capacidade de discutir detalhes do projeto com você. Muitas vezes acabamos por gerenciar nosso escopo e o outro, porém é importa deixar claro os limites de atuação (e compensação!).

Ótima pergunta Luiz!

Sem dúvidas a avaliação do ambiente é essencial. Uma empresa é algo muito complexo e que é bastante impactado pelo ambiente. Não existe resposta única.

O ideal é entender os fundamentos principais, suas vantagens e desvantagens para cada contexto e criar algo que funcione especificamente para aquele contexto.

Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software