Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Ubuntu trava na Virtual Box

Ubuntu 20.04 LTS não está funcionando. Ao passar do teste inicial, ele trava. Fica com o logo do Ubuntu congelado com a tela preta. Não exibiu a interface esperada. Consegui testar alguns comandos do Linux pelo bash via Git, logo não fiquei estagnado. Porém gostaria de utilizar o Linux Ubuntu

4 respostas

Olá, Antonio. Beleza?

Pode me dar mais detalhes do contexto?

  • De onde você fez o download da ISO?
  • Durante o processo de instalação, ele funcionou normalmente? Você seguiu algum tutorial específico?
  • Nas configurações da máquina, qual o controlador de vídeo que está selecionado?

Fico aguardando.

Boa noite, Vitor. Eu baixei o VirtualBox instalei, sem problemas. Logo após, baixei o Ubuntu de https://ubuntu.com/download/desktop Criei uma máquina virtual Linux que chamei de Linux Ubuntu e apontei o ISO. Tenho 8Gb de memória RAM e deixei 10Gb para a Virtual Machine. Após a varredura percentual do sistema, o Ubuntu fica com tela preta e o logo do Ubuntu, mais nada. Vou tentar intalar no meu notebook, que tem mais recursos de armazenamento e processamento. Mas, se tiver alguma dica, agradecerei.

Já resolvi, instalei no notebook. Provavelmente, foi algum problema de recursos, memória não foi pois que meu desktop tem 8GB mas provavelmente, espaço em disco. Meu notebook tem 16GB e bastante espaço. O Ubuntu está funcionando no notebook.

Obrigado, a todos que me ajudaram, direta ou indiretamente.

solução!

Olá, Antônio. Tudo bem?

Desculpe não ter voltado a responder, não vi a notificação indicando que você tinha me respondido.

Na sua primeira resposta, você diz que tinha 8gb de RAM no desktop, mas reservou 10gb para a máquina virtual. Dessa forma não funciona. Ainda que você usasse somente os 8gb disponíveis, ainda assim não funcionaria, pois o sistema operacional host precisa de memória para o próprio trabalho.

O indicado que deixe pelo menos uma quantidade de memória disponível que dê conta do consumo normal do host.

De toda forma, que bom que você conseguiu resolver. Se precisar de ajuda, é só dizer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software