2
respostas

Ubuntu 22.4 perdeu a resolução.

Tarde galera, cerca de vinte dias que instalei o Ubuntu. Ligando o pc diariamente e o sistema rodando normal. De repente, desde ontem, a resolução veio para 640 x 480; sem nenhuma outra alternativa. Na máquina aqui ao lado, está rodando o Debian. Ambos estão com uma Nvidia 610, mas apenas no Ubuntu que bugou. Estou baixando o driver direto do site para resolver. Caso contrário, melhor iniciar os estudos no Debian. Enfim, já percebi que existe uma galera falando sobre isso, por fim, quais "seriam" os comandos para resolver isso de vez?

2 respostas

Está usando VirtualBox? Tente instalar o Guest Additions no Ubuntu (adicionais para convidado em português), isso geralmente resolve alguns problemas gráficos mais comuns que pode ser o seu caso. Caso esteja rodando diretamente na máquina eu recomendaria verificar o tipo de driver gráfico que está usando no Debian e comparar com o que está usando no Ubuntu, existem algumas versões diferentes de drivers para a NVIDIA no Linux. Por último, pode ser que uma atualização tenha quebrado alguma coisa, infelizmente esse tipo de coisa também acontece e caso saiba instalar uma versão diferente dos drivers isso talvez possa te ajudar. Fica bem difícil dar comandos específicos sem ter um diagnóstico antes, logs e prints de suas configurações talvez ajudem um pouco.

Bom dia Rodrigo. Mesmo baixando a versão da Nvidia para o Ubuntu, houve um erro, então, achei melhor formatar para acelerar os estudos. Sim, correto, nos próximos bugs eu subo as imagens. No inicio da formatação deixei desabilitado "baixar" drives de terceiros etc. Por hora está rodando normal. Grato por responder.