Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Ubuntu 20.04 unzip não tem a opção -r (recursivo)

Bom dia. Aparentemente no ubuntu 20.04 (budgie) não existe a opção -r (recursivo) no unzip. Usando "man unzip" não aparece a opção -r.

*Atualização: parece que ao usar o "unzip -l" ele já mostra os arquivos recursivamente.

*Atualização 2: ao descompactar usando "unzip work.zip" ele já descompacta recursivamente.

*Atualizaçao 3: parece que somente na hora de compactar é necessário inserir o "-r", caso contrário ele compacta uma pasta vazia.

Outra dúvida: reparei que ao escrever: tar -vxzf work.tar.gz o arquivo é descompactado normalmente com o verboose. Entretanto, se eu escrever: tar -xzfv work.tar.gz ele não aceita o "v" no final. Nem mesmo se eu escrever "tar -xzf -v work.tar.gz". Como saber a ordem desses modificadores? É um problema do verboose em especial? Ou preciso decorar a ordem que cada programa aceita?

2 respostas
solução!

Olá Thales, tudo bem? Primeiramente obrigado por compartilhar aqui na comunidade os seus aprendizados usando a nova versão do Ubuntu, eu particularmente não cheguei a usar essa nova release do Ubuntu, ainda estou no Ubuntu 18.04, mas logo logo vou ver o que mudou nesse novo sistema. Bem sobre a questão do -v, o que acontece é o -f ou f precisa ser o último, já que ele indica o filename, ou seja o que vêm a frente dele é o nome do arquivo que será criado ou extraído, então é por isso que o erro acontece, note que se você executar o comando da seguinte forma:

tar -xzvf work.tar.gz

Vai funcionar normalmente, então o que você deve saber é que nessa sequência o -f ou f deve ser o último.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

quanto a sua dúvida do caso do -r unzip, não é um problema em si da versão 20.04, a questão é que o comando unzip já é por padrão recursivo, uma vez usado ele recursivamente já extrai todos os arquivos, sendo assim, não necessário o uso do argumento, e por isso ele não é aceito