Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

TypeScript ou JavaScript

Tendo a intenção de usar NodeJS, é possível usar typescript? E se é possível, qual o melhor para se usar? Existem diferenças de desempenho?

9 respostas
solução!

Boa tarde.

É possível sim, inclusive falo sobre isso no segundo módulo do curso de TypeScript. Vi que você esta na introdução ainda, aprenderá bastante coisa durante o treinamento e sentirá na pele se vale ou não usar o TypeScript. Sobre desempenho, como você aprenderá durante o curso também, verá que no final seu código TypeScript é convertido em JavaScript para que rode no navegador. Então, o que roda no final é código JavaScript. A mesma coisa acontece com Node.

O mais difícil em Node.js é achar os arquivo .tsd (algo que você aprenderá no curso ainda). Há muitos tsd de baixa qualidade ou incompletos. Em suma, um tsd é um arquivo que permite que o TypeScript use tipos para bibliotecas ou módulos criados em TypeScript.

Obrigado pela resposta. Só para traçar um caminho nos estudos, consigo usar TypeScript com Angular? Desculpe se estou fazendo uma pergunta besta, é que ainda não entendo muito bem o mecanismo.

Angular 2 é programado em TypeScript por padrão.

Obrigado.

Flávio, eu posso trabalhar com Angular2 usando o type script, criando um back end para gestão dos dados e embutir isso no electron? Seria possível? Teria muita dificuldade para fazer isso? A intenção é criar um app para desktop e também para web meio que de uma só vez. Sem a necessidade de uma grande alteração.

Embutir um back no elétron? Aí não sei dizer, é algo bem atípico.

Flavio, vou reformular minha pergunta, pois acho que não me expressei bem. Talvez eu ainda não tenha entendido bem o conceito de Electron. Minha intenção é criar um a aplicação usando tecnologia Web, que no final eu possa também compilar para Desktop. Vamos supor que eu queria criar um formulário para persistir os dados em um banco qualquer, usando Node JS com Express e Ejs para renderizar as páginas ou que eu queria atingir o mesmo resultado, porém usando Type Script com Angular 2, por exemplo. Qual a diferença entre os dois cenários? E diante da minha ideia final de compilar para desktop, algum dos dois cenários seriam possíveis? Pois estou me perdendo bastante com relação a isso. Se você tiver qualquer post ou vídeo que me ajude, também agradeço.

Eu não tenho experiência com Electron, não sei dizer. Tem teoria daria, mas só na prática para saber.

Muito obrigado pela atenção, Flávio. Desculpa incomodar.