2
respostas

TypeError: Cannot read properties of undefined (reading 'play')

Estava tudo certo, mas eu não consigo entender porque que a hora que a vaquinha vai marcar o ponto o jogo para de da o erro na linha 50 do ator, não reconhecendo a função "somDoPonto.play( );"

Se alguém poder me ajudar, agradeço.

https://editor.p5js.org/cintiamirandag15/sketches/EVjlZh-xh

2 respostas

Consegui achar o erro.

Estava assim:

somDaTrilha = loadSound("sons/trilha.mp3"); somDaColisao = loadSound("sons/colidiu.mp3"); somDaColisao = loadSound("sons/pontos.wav"); }

Coloquei duas vezes a mesma coisa, claro ai não reconhecia o som do ponto.

somDaTrilha = loadSound("sons/trilha.mp3"); somDaColisao = loadSound("sons/colidiu.mp3"); somDoPonto = loadSound("sons/pontos.wav"); }

Estou muito Feliz que consegui resolver =]

Oi Cíntia! Tudo beleza?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Fico feliz também que tenha conseguido resolver! Parabéns! Encontrar e resolver bugs é algo que demanda bastante paciência.

A mensagem de erro estava avisando que não poderia ler as propriedades de undefined. Em JS, undefined é um tipo primitivo - categorias de tipos de informações que a linguagem tem implementada.

Uma variável que não recebeu um valor, ou uma instrução que depende de uma variável sem valor atribuído são do tipo undefined.

Conhecendo o vocabulário da linguagem, fica muito mais fácil compreender as mensagens de erro, que são super comuns no dia a dia de uma pessoa programadora.

Vou deixar aqui o link da documentação oficial desse tipo primitivo, caso você tenha ficado curiosa:

O artigo está em inglês, caso tenha dificuldade com o idioma recomendo que utilize o tradutor que existe no próprio navegador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção traduzir para o português.

Continue praticando!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.